Você precisa de uma Ecobag!

cacho de bananas dentro da ecobag
Tem certeza que ainda vale a pena utilizar e aceitar sacolinhas plásticas na hora das suas compras? Veja a importância de utilizar sacolas reutilizáveis de tecido: as ecobags !

Um item que ainda está muito presente na nossa rotina são as sacolas plásticas. Por hábito e muito mal hábito continuamos aceitando no mercado, nas feiras, ou em outros momentos de consumo a curto ou longo prazo. Você já tem sua ecobag para ajudar a mudar esse cenário?

Você também precisa da sua ecobag! Mas antes de saber o por que ela é tão importante, sabia que ela surgiu lá na Suécia, criado pelo design de embalagens Sten Gustaf Thulin, na década de 60

 

Um produto simples que era identificado inclusive como T-shirt, pois seu design fazia lembrar uma camiseta básica com mangas cortadas, era conveniente, seguro, impermeável, e com um baixo custo de produção, caindo em pouco tempo do gosto popular. 

 

Tanto que na década de 80 as sacolas plásticas representavam 80% do mercado de embalagens da Europa.

 

Ao mesmo tempo que a inovação trouxe praticidade, acarretou impactos ao meio ambiente com o passar dos anos. Inicialmente a ideia da sacola plástica era de reutilização até ficarem desgastadas e inutilizáveis, sendo devolvidas ao fabricante, mas nós sabemos que não é isso que acontece. 

planeta dentro da sacola plástica
Foto : Mikhail Nilov no Pexels

Quais os impactos da sacola plástica ao meio ambiente?

Imagino que Thulin não esperava um consumo tão excessivo da sua invenção. Atualmente, por dia, um bilhão e meio de sacolas plásticas são consumidas no mundo. Esse número seria bem menor se pelo menos uma parte da população optasse pelas sacolas reutilizáveis, ou como chamamos carinhosamente, a ecobag.

 

O meio ambiente sofre duras penas através desse consumo excessivo de plásticos de uso único. As sacolas são frutos de matérias primas não renováveis, sendo produzidas por petróleo ou gás natural. Aí já chegamos ao primeiro problema: a exaustão que o planeta se encontra, justamente pela maneira abusiva que estamos utilizando dos seus recursos.

 

Normalmente as sacolas são usadas uma única vez e descartadas de maneira incorreta (a reciclagem sempre é um fator RELEVANTE e NECESSÁRIO!), e tem mais: levam 450 anos para se decompor.

 

Além disso, passeiam muito por aí, entupindo bueiros, impedindo o escoamento das águas ou chegando nos rios e mares onde atrapalham toda fauna desses ambientes, causando a morte de diversos animais pela ingestão do plástico ou pelo sufocamento. 

 

Uma prática que temos muito comum é jogar sempre nosso lixo dentro de sacolas plásticas. E isso não é legal, pois o plástico cria uma camada de impermeabilização dificultando a decomposição dos resíduos e liberando gases de efeito estufa.

 

Gente, por que todo mundo não tem sua própria ecobag mesmo? 

Eu quero a minha Ecobag!

Muita gente, antigamente não morria de amores pela ecobag, não achando um produto atrativo e muito menos fashionista. Mas, sabe o que realmente é bonito? Preservar o nosso Planeta!

 

Hoje encontramos diversos modelos, tipos, tamanhos, cores, estampas…uma infinidade de opções para adequar o seu gosto com as necessidades do meio ambiente. 

ecobag sendo utilizada apra compr de verduras
Foto : Sarah Chai no Pexels

A gente encontra ela com várias repartições, aquelas menores, tamanhos médios, tem até algumas que podemos comprar e transportar aquele belo vinho (se você não curte, pode ser um refrigerante também). 

 

Tem marcas que dão até de brinde como incentivo de consumir de maneira consciente, e não aceitar mais nenhuma sacolinha.

 

A ecobag, seja ela eco ou até netbag, veio como uma opção super possível, acessível para um passo muito importante que precisamos inserir na nossa rotina, que é diminuir o uso dos nossos resíduos diários, diminuindo a poluição gerada todos os dias.  

 

Tenha a sua netbag e incentive outras pessoas a utilizá-la também. 

Dicas rápidas para inserir a ecobag na sua rotina

A principal desculpa dada para não utilizar a ecobag, é o famoso esquecimento. Uma dica boa, pra não passar mais por isso, é sem carregar uma na sua bolsa, mochila, dentro do seu carro, e tem algumas até que cabem no bolso (elas também são bem práticas).

 

Se você é super ligada nas tendências de moda, acessórios, cores e estampas do momento, tem diversas opções em algodão cru, liso, que podem ser uma tela em branco para você praticar ainda o trabalho artesanal, que tal? 

 

Tem mais, rs sabe aquela camiseta velha, antiga, que você usa pra dormir, ou nem usa mais? Coloque ela em movimento, retirando as mangas e uma parte das golas e da barra, é possível transformá-la em uma ecobag, sem maiores custos. 

 

Dá uma olhadinha no vídeo que deixamos por aqui:

Conclusão

Um grande desafio é mudar os hábitos dentro da nossa rotina, pois já estamos tão acostumados que precisamos reprogramar as nossas ações. Mais, tudo é possível e a ecobag é uma opção simples, acessível, que você pode inclusive fazer aí na sua casa sem novos custos. 

 

Começar é sempre um desafio, mas é necessário para que essa mudança ocorra. Que tal começar não aceitando as sacolas plásticas e tendo sempre a sua ecobag em mãos? 

 

Acesse nossa loja e conheça o modelo de ecobag e netbag disponíveis para começar sua transformação!

Conheça o nosso blog e fique por dentro conteúdos exclusivos da Loja Enni.

4 Motivos para escolher o Brechó!

Você sabia que o brechó é uma forma de colocar suas roupinhas pra circular por aí? Separamos 4 motivos para você entender por que vender ou comprar em brechó é uma ação sustentável.

Leia Mais »
cacho de bananas dentro da ecobag

Você precisa de uma Ecobag!

Tem certeza que ainda vale a pena utilizar e aceitar sacolinhas plásticas na hora das suas compras? Veja a importância de utilizar sacolas reutilizáveis de tecido: as ecobags !

Leia Mais »