Sustentável, responsável ou ecológico?

ponto de interrogação
Qual seria a melhor escolha de produto: o sustentável, o responsável ou o ecológico?

Difícil não se perder em tantos termos que foram surgindo, conforme as empresas passaram a assumir suas responsabilidades ambientais. Mas afinal a melhor escolha é a sustentável, a responsável ou a ecológica?

Sempre comentamos por aqui que existem muitos termos que definem certos propósitos ligados à responsabilidade ambiental, dentre eles encontramos marcas que se posicionam como sustentáveis, algumas que vendem produtos responsáveis e outras que levantam a bandeira dos ecológicos? 

 

Mas como escolher a melhor opção e de menos impacto ao meio ambiente? Primeiro passo: entender o que cada uma dessas nomenclaturas significa , o peso delas e a sua veracidade em relação ao planeta, e de que maneira os nossos impactos diminuem quando escolhemos ser sustentável, responsável ou ecologicamente corretos. 

O que significa ser sustentável, responsável e ecológico?

Quando falamos de marca ou produtos precisamos pensar que existe todo um backstage atrás disso. Toda marca possui a estrutura de uma empresa por trás e todo produto só foi concretizado por que passou por processos dentro de uma produção.

 

Olhando o cenário de maneira completa é possível entender que toda marca, produto, ou seja, toda empresa deixa marcas ao meio ambiente durante sua trajetória.

 

 

  • Sustentável 

 

E quando falamos sobre uma marca/produto ser sustentável não significa não gerar impactos somente ao meio ambiente, mas pensar em todos os aspectos que envolvem aquela empresa. 

 

Além dos impactos ambientais, temos os aspectos sociais, econômicos , culturais e um misto de todos eles. Uma empresa ou produto sustentável (vale salientar que algumas empresas trabalham com uma linha sustentável ou um único produto) ele carrega com ele a responsabilidade em acompanhar e diminuir os seus impactos dentro de todos os seus processos. A empresa sustentável é aquela que é capaz de se desenvolver sem gerar impactos negativos.

 

Como por exemplo a marca Ewua Natural, que tem dentro dos seus objetivos reduzir os impactos de toda sua estrutura chegando até os processos de embalagem e entrega.

 

 

  • Responsável 

 

Agora quando falamos do termo responsável, normalmente encontramos ele mais associado a marcas de moda. Como citamos acima, a sustentabilidade engloba diversos aspectos dentro de uma empresa. A marca que se declara responsável assume justamente essa responsabilidade de diminuir os impactos ambientais que gera.

 

A marca se declarar responsável não significa que ela tenha menos preocupações ambientais, muito pelo contrário, normalmente elas estão em busca de se tornarem sustentáveis. 

 

Pode reparar que elas procuram sempre por ações de menor impacto, tem práticas que geram menos resíduos e buscam por praticar ações sociais. 

 

Uma marca inspiradora de moda responsável que amamos e indicamos por aqui é  IDA , vale super a pena conferir os selos de responsabilidade que ela traz: base, que se compromete a trabalhar com peças mais atemporais e neutras, o selo social que busca por melhores práticas sociais nos processos produtivos, o selo de responsabilidade com o uso da água, entre diversos pontos que a marca assume e comprava a sua responsabilidade.



  • Ecológico

 

Os produtos ecológicos são aqueles desenvolvimento com objetivo de preservar ou não agredir o ecossistema ao qual eles fazem parte. 

 

Tendo como foco a utilização de matérias-primas naturais, fontes renováveis e uma preocupação mais direcionada ao meio ambiente. 

 

A Cativa Natureza que traz um enorme catálogo de produtos orgânicos, com máximo respeito à natureza. 

kit sustentável
Foto : Karolina Grabowska no Pexels

Mas e agora, qual a melhor escolha?

A escolha é livre! E mesmo que você se pergunte: Como assiiim? Cada um desses termos possui um comprometimento em preservar e cuidar do meio ambiente, o que se difere são algumas ações às vezes mais profundas como é o caso de ser sustentável, outros que assumem um grande responsabilidade em diversos aspectos e outras que praticam essa responsabilidade um pouco mais direcionada como os ecológicos.

 

Escolher produtos ou marcas que carreguem esses propósitos já torna o seu consumo mais consciente. E que indicamos sempre: pesquise! Atualmente muitas empresas falam sobre sustentabilidade sem ter práticas sustentáveis e isso é extremamente importante para ajudar o planeta. 

 

Um indicador de veracidade são algumas certificações que a empresa carrega com ela, e um fator importante é a transparência dos dados. Marcas que praticam os propósitos que realmente dizem, não tem nada a esconder, deixando bem claro seus dados.

Conclusão

Seja sustentável, responsável ou ecológico, e até outros termos utilizados quando escolhemos produtos com menor impacto ambiental também estamos cuidando do nosso planeta. 

 

Faz parte do consumo consciente escolhermos marcas que assumem a responsabilidade ambiental e por menor que seja procuram diminuir os impactos causados ao meio ambiente. 

 

É importante sempre nos atentarmos às informações e validações que essas marcas trazem ao consumidor, isso nos traz maior segurança para comprar (compre somente se for necessário!) sabendo que aqueles propósitos são reais.

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