Seu PET também pode ser ECO

cao e gato na natureza demonstrando que seu pet também pode ser eco
Sabia que dá pra amar seu bichinho e o planeta ao mesmo tempo? Conheça alguns produtos pro seu PET com menor impacto ambiental.

Você já parou pra pensar de que maneira seu bichinho impacta o meio ambiente? Será que ele também afeta o meio ambiente assim como a gente?

Quem não ama abrir a porta e ouvir aquele latido de alegria, ou sentir aquele pelo macio passando nas pernas só pra te receber? A gente por aqui ama ter um bichinho peludo pra chamar de meu,rs. 

 

Com pêlos ou sem pêlos ter um bichinho de estimação exige responsabilidade também. Ele se alimenta, brinca, precisa de atenção, gera resíduos e também uma enorme troca de amor.

 

E assim como nós, nosso PET também gera impactos ao meio ambiente, e vamos te mostrar o porque aqui embaixo.

Quais impactos meu PET gera ao meio ambiente?

Difícil mesmo é imaginar que um cachorro doméstico de porte médio carrega com ele mais impactos ao meio ambiente do que um carro modelo SUV de luxo. 

 

Calma que a gente te explica, rs. O professor Gregory Okin, da Universidade da Califórnia (EUA), realizou um estudo em 2017, baseado no livro Time to eat the dog? (2009), onde é possível concluir que todos os recursos naturais utilizados para a alimentação de cachorros e gatos gera cerca de 64 milhões de toneladas de dióxido de carbono por ano, tendo quase o mesmo impacto de dirigir 13,6 milhões de carros por um único ano.

 

Vale salientar que esses estudos foram realizados em animais que se alimentavam de carne, sendo principalmente os cachorros considerados grandes carnívoros, o que aumenta a necessidade de mais terra e impactos ao meio ambiente para produzir a sua alimentação.

 

Outra “praticidade” que aumentou os impactos ao nosso planeta , são os tapetes higiênicos descartáveis. Eles funcionam como fraldas, e são descartados sem chances de reciclagem, indo parar nos aterros sanitários.

 

Agora podemos pensar também, em tudo de plástico que nosso bichinho tem…vamos fazer as contas? No mercado PET existem inúmeras opções de comedouros e principalmente brinquedos de plástico, com uma durabilidade muito pequena e que geram impactos negativos ao planeta. 

foto de cachorro andando na natureza
Foto: Taryn Elliott no Pexels

Como meu PET pode ser mais sustentável?

Existem algumas maneiras de diminuirmos os impactos do nosso amiguinho peludo e deixá-lo mais sustentável, junto com a gente. Separamos algumas opções pra você conhecer e tentar aderir na sua rotina junto com seu PET:

 

 

  • Alimentação saudável

 

Considerando que o consumo de carne pelos nossos bichinhos geram impactos equivalentes aos carros, precisamos repensar na maneira que eles estão se alimentando.

 

Se possível, sempre acompanhe a saúde do seu PET junto ao veterinário, e verifique modificar a alimentação dele com acompanhamento especializado, uma alimentação mais ecológica.

 

Existem algumas rações vegetarianas e até mesmo comida de gatos feita de plantas, abacate e outros produtos naturais que podem ser recomendados pelo veterinário do seu bichinho.

 

 

  • Tapetes higiênicos laváveis

 

Vamos eliminar os descartáveis da nossa vida? Que tal experimentar os tapetes reutilizáveis? Existem modelos normalmente para animais de pequeno, médio e grande porte, e algumas marcas garantem até 210 lavagens. É sustentável tanto para o planeta, quanto economicamente falando. Veja por aqui. 

 

 

  • Saquinhos Biodegradáveis

 

Por favor, me diz que você recolhe a sujeira do seu bichinho, quando ele vai passear! Se você utiliza sacos plásticos, sacolas de mercado e afins, essa não é a melhor opção. Atualmente existem saquinhos biodegradáveis, que se compostam na terra e se degradam sem liberar substâncias negativas ao solo. É válido considerar também os de papel e até mesmo utilizar as folhas secas que caem por aí. Clique aqui e conheça uma opção.

 

 

  • Cosméticos feitos com ingredientes naturais

 

Se você costuma comprar cosméticos, cheirinhos, shampoos e mais outros itens de beleza que existem nesse amplo mercado, tente escolher os que são feitos com ingredientes naturais. Assim como alguns produtos que utilizamos, algumas marcas ainda fazem uso de substâncias químicas, derivados do plásticos que causam impacto aos nossos bichinhos e ao meio ambiente também. Que tal testar um shampoo vegano

 

Dica Enni

Se você já tem seu bichinho, cuide, e cuide muito bem. Eles são fofos, nos trazem muitas alegrias mas precisam ser cuidados, e muito bem cuidados. Então quando pensar em ter um cachorro, um gato, ou qualquer outro bichinho pense primeiramente na sua responsabilidade em cuidar de uma outra vida. 

 

Depois disso, que tal adotar ao invés de comprar? Um dado muito triste apresentado pela Organização Mundial de Saúde é que só no Brasil existem 30 milhões de animais abandonados , divididos entre 10 milhões de gatos e 20 milhões de cachorros. Dessa forma temos muito, mais muito PET por aí só querendo uma família pra chamar de sua também.

gato na rua
Foto : Rabia no Pexels

Conclusão

Uma coisa é certa, tudo que consome acaba gerando resíduos ao meio ambiente, e com nossos bichinhos não seria diferente. O que precisamos pensar é de que maneira podemos diminuir esses impactos e como lidar com os resíduos gerados pelos nossos PETS, além do nosso próprio.

 

Algumas soluções são possíveis, como citamos acima, substituir a alimentação por uma mais saudável, diminuir os resíduos com itens que possam ser reutilizados, ou biodegradáveis e a escolha por produtos de higiene naturais auxiliam nosso bichinho e também o nosso planeta. 

 

É possível unificar os dois amores, que tal cuidar do nosso planeta ao mesmo tempo que cuida do seu PET? Vamos tentar?  

Conheça o nosso blog e fique por dentro conteúdos exclusivos da Loja Enni.

4 Motivos para escolher o Brechó!

Você sabia que o brechó é uma forma de colocar suas roupinhas pra circular por aí? Separamos 4 motivos para você entender por que vender ou comprar em brechó é uma ação sustentável.

Leia Mais »
cacho de bananas dentro da ecobag

Você precisa de uma Ecobag!

Tem certeza que ainda vale a pena utilizar e aceitar sacolinhas plásticas na hora das suas compras? Veja a importância de utilizar sacolas reutilizáveis de tecido: as ecobags !

Leia Mais »