Porque escolher o filtro de café ecológico?

tipos de filtro de café ecológico

Nós brasileiros somos o maior consumidor de café do mundo. Já imaginou o quanto isso impacta o meio ambiente? Veja alternativas para consumir seu café de forma consciente e conheça o filtro de café ecológico.

Um dos pontos mais relevantes da nossa mudança de postura no consumo consciente é a substituição de certos produtos que minimizem a quantidade de lixo produzidos por dia, e um deles é o filtro de café ecológico que vai substituir o filtro de papel ou as cápsulas de café.

 

Segundo matéria publicada no G1, em setembro de 2019, nós brasileiros consumimos em média 839 xícaras de café por ano, dando mais de duas xícaras por dia. Nós passamos os Estados Unidos, de acordo com o levantamento da Euromonitor Internacional, nós somos o maior consumidor de café do mundo.

 

Outro ponto a considerar é que nessa fase de pandemia que estamos, a ABIC –  Associação Brasileira da Indústria de Café, visualizou um aumento de 30% no consumo de café, devido à mudança dos hábitos cotidianos.

 

E isso nos faz refletir: se consumimos tanto café assim, quanto de resíduo estamos gerando com os filtros convencionais ou cápsulas utilizados?

xicara de café com um livro de fundo
Foto : Engin Akyurt no Pexels

Quais impactos gerados no descarte do filtro de papel ou cápsulas de café?

Bom, se somos o maior consumidor de café do mundo, por consequência acabamos poluindo mais com filtros de papel ou por meio das cápsulas, atualmente muito utilizadas.

 

O site Hypeness publicou uma matéria sobre o impacto dos nossos cafezinhos ao meio ambiente, e segundo o IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas, as cápsulas poluem 14 vezes mais do que o uso comum do filtro de papel.

 

E, porque isso? A cápsula de café é feita de alumínio, ou plástico, e às vezes com a mistura dos dois materiais, também sendo de difícil reciclagem, enquanto o filtro de papel é feito de fibra de celulose, material biodegradável, que com a borra de café ele pode passar pelo processo de compostagem, virando adubo.

 

Em quantidades, essa pesquisa nos mostra que cerca de 2,6 kg de plástico e alumínio, seriam descartados ao ano, se a pessoa escolhesse o uso da cápsula ao invés do uso do filtro de papel, e num comparativo para passar até 10 cafezinhos são gastos 183 g de papel.

 

Sim, essas duas maneiras de fazer o seu café, causam impactos ao meio ambiente, porém a cápsula, pela sua matéria-prima e a dificuldade de reutilização e reciclagem polui mais do que o filtro de papel.

 

Entre essas duas opções, qual você costuma utilizar mais?

 

Se você ainda tem na sua casa filtro de papel, após utilizar tente fazer o processo de compostagem, se ainda tiver cápsulas a serem utilizadas, verifique com o fabricante se é possível realizar o que chamamos de logística reversa, que seria a coleta dessas cápsulas já utilizadas ou o descarte em alguma loja própria física.

café sendo feito com o filtro de papel
Foto : Thomas Plets no Pexels

Você sabe quantos cafés você consome por dia?

Pensando de maneira rápida, se você faz café duas vezes ao dia, são 2 filtros de papel utilizados e descartados. Se você utiliza a cápsula de café, são duas cápsulas ao dia que viram resíduos sólido e sem processo hábil de reciclagem.

 

Se considerarmos, que na grande maioria das vezes nossos momentos do cafezinho são acompanhados, no caso das cápsulas, onde o impacto é muito maior, poderíamos multiplicar esse número por duas pessoas…

 

Portanto, por mês, podemos considerar, um consumo de 60 filtros de café e 120 cápsulas.

 

Com esse cálculo rápido, entendemos que nem precisamos pensar no nosso consumo anual para entender a necessidade de mudança.

Filtro de café ecológico

Se você, assim como nós, também adora um cafezinho pela manhã, após almoço, ou até mesmo mais pro finalzinho da tarde, temos uma substituição válida, que não interfere nos sua rotina e te ajuda a dar os primeiros passos.

O filtro de café ecológico de aço inox se destaca dentre algumas opções, para diminuir o impacto que as cápsulas e os filtros de papel causam ao meio ambiente. Feito de aço inoxidável, ele possui grande resistência e maior durabilidade, dependendo muito da forma de conservação.

 

Além de diminuir os impactos ambientais, diminui nossos impactos financeiros, pois tiramos o filtro de café da nossa lista de compras, semanal ou mensal, e passamos a ter um produto que nos supre com alta durabilidade.

 

O principal ponto a ser considerado na utilização desse filtro é a higienização, é recomendado que a borra do café seja retirado após seu uso e o filtro lavado, pois ele possui furinhos muito pequenos que filtram o pó, se a higienização não for feita assim que o café for coado, esse pó seca entupindo seu filtro e impedindo o bom funcionamento do produto.

 

As principais vantagens do filtro ecológico é a diminuição quase que total dos impactos negativos, com ele você gera somente resíduo orgânico com a borra do café que pode ser reutilizado como adubo.

A diminuição de um item na sua lista de compra, gerando uma sutil diferença no aspecto financeiro, quando eliminamos a necessidade de comprar o filtro de papel periodicamente.

 

E para os amantes do bom café, o sabor é mais fiel, comparado a outros métodos, pois não passa por nenhum filtro com interferência de outras substâncias e nem absorve outros gostos dos recipientes.

Conclusão

Portanto, é extremamente possível aplicar o consumo consciente a esse momento, que pode ser o seu preferido do dia, a hora do cafezinho. Na grande maioria das vezes não nos damos conta de como certos hábitos influenciam tão diretamente a saúde do nosso planeta. 

 

O filtro de aço inox, traz a solução para esse número elevado de resíduos que um simples cafezinho gera, sem precisar alterar a sua rotina, interferindo de forma positiva no seu orçamento, mantendo seu momento de conforto e contribuindo de maneira generosa ao meio ambiente.

Conheça o nosso blog e fique por dentro conteúdos exclusivos da Loja Enni.

4 Motivos para escolher o Brechó!

Você sabia que o brechó é uma forma de colocar suas roupinhas pra circular por aí? Separamos 4 motivos para você entender por que vender ou comprar em brechó é uma ação sustentável.

Leia Mais »
cacho de bananas dentro da ecobag

Você precisa de uma Ecobag!

Tem certeza que ainda vale a pena utilizar e aceitar sacolinhas plásticas na hora das suas compras? Veja a importância de utilizar sacolas reutilizáveis de tecido: as ecobags !

Leia Mais »