Os benefícios da embalagem de mandioca

mandioca

Saiba mais sobre a embalagem que ficou famosa no reality e se tornou uma excelente escolha consciente. Conheça os benefícios da embalagem de mandioca.

A embalagem de mandioca ficou conhecida após a sua aparição no Big Brother Brasil, edição 2021. E sabe porque? O Ifood realizou uma entrega de delivery a uma das participantes com muito, mas muito plástico envolvido.

 

Claro, que o questionamento viria, e com total razão a pergunta que não quer calar se fortificou pelas redes sociais: Para que tanto plástico? Como forma de redenção, o delivery fez uma parceria com a startup Já fui mandioca, e a partir daí começou a realizar todas as suas entregas, dentro da casa mais vigiada do Brasil, com todas as embalagens sustentáveis.

Os benefícios da embalagem de mandioca

Criada pela Startup Já fui mandioca, com equipamentos próprios, as embalagens tem como base a economia circular, nascendo da terra e voltando para a terra, sem gerar resíduos.

 

Sabe porque a mandioca foi escolhida? Pois nosso país é um dos maiores produtores desse alimento, sendo normalmente agricultores pequenos. Além disso suas propriedades fazem com que o processo e o objetivo da embalagem de mandioca sejam cumpridos com excelência.

 

Um detalhe muito importante é que a embalagem é feita com o amido ou a fécula da mandioca brava, que não é própria para consumo. 

 

Dá uma olhadinha abaixo e conheça seus benefícios:

 

  • Matéria-prima 100% renovável e brasileira;

 

  • Produto desenvolvido dentro da Economia Circular;

 

  • As embalagens são biodegradáveis e compostáveis em 90 dias;

 

  • Sua produção é limpa, não gera resíduos, possui baixo consumo de água e com sequestro de carbono;

 

  • É um produto vegano;

 

  • Produto 100% brasileiro, desenvolvido e produzido no nosso país;

 

  • Conta com o incentivo da agricultura local.

 

Porque ainda utilizamos plástico mesmo?

embalagem de mandioca
Foto: Cottonbro no Pexels

Porque embalagens sustentáveis são importantes?

Se repararmos só um pouquinho à nossa volta, praticamente todos os produtos que consumimos estão dentro de uma embalagem, e normalmente ela é feita de plástico. 

 

Segundo o Ministério do Meio Ambiente ,  um terço do lixo doméstico é composto de embalagens, sendo 80% descartadas após serem usadas uma vez. No Brasil, todos os dias, 25 mil toneladas de embalagens chegam nos depósitos de lixo. 

 

Um outro grande problema nisso tudo, é que nem todas essas embalagens seguem para o caminho desses depósitos ou da reciclagem

Isso se tornou mais preocupante ainda, pois com o cenário atual da pandemia que estamos vivendo, o consumo de plástico explodiu, devido ao aumento das buscas por delivery e as compras por e-commerce, e nossos níveis de reciclagem são menores que 2%. 

 

Quando você pede alguma refeição, ou faz aquela comprinha na internet, quanto plástico chega até sua casa ? E para onde esse plástico vai depois? É exatamente por isso que as embalagens e as soluções sustentáveis são importantes.

 

A embalagem de mandioca reduz o número de resíduos plásticos que geramos durante o dia, e consequentemente os impactos ao meio ambiente, pois são biodegradáveis e compostáveis. São 90 dias para se decompor sem impactar o solo contra 400 anos do plástico, que ainda pode liberar substâncias tóxicas no seu processo de decomposição.

#DeLivreDePlástico #QueroComidaSemPlástico

Você já esbarrou com uma dessas duas hashtags #DeLivreDePlástico ou #QueroComidaSemPlástico? Se sim, saiba que esse movimento surgiu da Campanha Mares Limpos, do PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, devido ao aumento do consumo por delivery, citado um pouco mais acima, que consequentemente aumentou, e muito o número de plásticos sendo descartados.

 

Foi solicitado o comprometimento de empresas como Ifood e UberEats, sugerindo a opção de filtros em seus aplicativos que seja possível identificar entregas sem plástico , incentivos para as empresas escolherem por embalagens sustentáveis, colocar em evidência restaurantes que utilizam essa proposta, entre outras sugestões.

 

Para nós consumidores, como apoio a campanha, além de procurarmos por essas opções, postar uma foto das embalagens sustentáveis com as hashtags #DeLivreDePlástico e #QueroComidaSemPlástico, marcando também o perfil oficial da PNUMA.

 

Essa ação nos ajuda a inserir a sustentabilidade em algo que se tornou mais rotineiro pós pandemia do que antes, que é o delivery. Diminuindo o uso de plástico, e proporcionando maior visibilidade à campanha e a restaurantes que possuem uma conduta sustentável.  

embalagem de mandioca , embalagens sustentaveis
Foto: Karolina Grabowska no Pexels

Conclusão

A embalagem de mandioca veio como uma opção sustentável, 100% brasileira, o que nos enche de orgulho. Uma maneira acessível para diminuir o consumo de plástico em algo que consumimos muito, que é comida. A praticidade atual de se ter o que quer e quando quer na porta da sua casa, é extremamente confortável, mas não podemos esquecer das nossas responsabilidades no consumo.

 

Pensar no que embala nossos produtos faz parte da prática do consumo consciente, e a busca por marcas, locais e serviços que fazem da prática sustentável uma política interna também.

 

Conta pra gente, você já conheceu a embalagem de mandioca?

 

E as hashtags? Qual delas você já usou? 

Conheça o nosso blog e fique por dentro conteúdos exclusivos da Loja Enni.

4 Motivos para escolher o Brechó!

Você sabia que o brechó é uma forma de colocar suas roupinhas pra circular por aí? Separamos 4 motivos para você entender por que vender ou comprar em brechó é uma ação sustentável.

Leia Mais »
cacho de bananas dentro da ecobag

Você precisa de uma Ecobag!

Tem certeza que ainda vale a pena utilizar e aceitar sacolinhas plásticas na hora das suas compras? Veja a importância de utilizar sacolas reutilizáveis de tecido: as ecobags !

Leia Mais »