O que é o aplicativo Cataki?

celular com paisagem demonstrando o aplicativo cataki

Você já ouviu falar do aplicativo Cataki? Descubra mais sobre ele, e a sua contribuição com os catadores de lixo e o meio ambiente.

Você sabe quanto de lixo você produz durante um único dia? E uma semana? Já pensou nessa quantidade durante um ano inteiro? Por semana , nós brasileiros chegamos a produzir 1,52 milhões de toneladas de lixo. A quantidade de lixo gerada por nós sofreu um aumento de 11% na última década. Em 2010 , produzimos 71,2 milhões de toneladas de lixo , enquanto em 2020 esse número aumentou para 79 milhões. Por pessoa, esse número aumentou de 373 para 380 quilos de resíduos por ano.

 

Acreditem , isso não é pouco, considerando principalmente que boa parte desses resíduos são descartados de maneira incorreta, e que a taxa de reciclagem do nosso país também é baixíssima, comparado a essa oferta. 

 

Com tanto lixo que geramos, contamos com alguns serviços para que esses resíduos cheguem ao seu destino correto. Conhecida por muitos a coleta seletiva existe, porém não é presente em todos os lugares, e temos o serviço indispensável dos catadores de lixo, que passam recolhendo esses resíduos sólidos.

 

A partir dessa grande necessidade, surgiu o aplicativo Cataki, que liga a rede de trabalhadores às pessoas que precisam desse descarte.

Qual a importância dos catadores de lixo?

Antes de conhecermos mais sobre o aplicativo Cataki, precisamos entender a importância do trabalho feito pelos catadores de lixo no nosso país. E para isso tudo fazer sentido, precisamos de alguns questionamentos por aqui:

Você separa seu lixo corretamente? 

A coleta seletiva chega até o seu bairro?

Você já reparou se na sua rua passam catadores de lixo? 

Existem muitos responsáveis pelos resíduos gerados diariamente e o destino que é dado a eles. Inicialmente, cada um de nós precisamos entender a importância do descarte correto e as instituições governamentais precisam garantir que o serviços de coleta seletiva seja possível e acessível a todos. 

 

A cada 5 municípios, somente 1 possui coleta seletiva, apenas 17% da população vive em locais em que o lixo é recolhido separadamente, e em sua grande maioria esses serviços se concentram na região Sul e Sudeste, totalizando 87% das cidades com coleta seletiva nessa região do país.

 

E é nesse momento que a reciclagem é salva pelos catadores de lixo, eles são responsáveis por 90% de todos os resíduos que são reciclados no Brasil. Eles chegam aonde a coleta seletiva não chega, e levam os resíduos até o local correto de descarte. 

 

O Movimento Nacional dos Catadores de Recicláveis (MNCR) possui o número de 800 mil catadores em atividade no país, e 70% são mulheres. E acredite esses trabalhadores são essenciais para as limpezas urbanas e a reciclagem, e infelizmente muito mal remunerados.

lixo já prensado reciclagem aplicativo cataki
Foto: Alex Fu no Pexels

E o que o aplicativo Cataki tem a ver com isso?

Você já ouviu falar sobre o aplicativo Cataki? Idealizado pelo projeto Pimp My Carroça , o app surgiu para potencializar o trabalho dos catadores, fazendo a ligação entre eles e os geradores de resíduos.

 

Ele funciona de maneira simples, os catadores que possuem cadastro  tem um perfil com sua foto, informações, telefone para contato, e os materiais que ele coleta. Através da localização do celular é mapeado os catadores mais próximos da região em que o cliente está localizado, e após o primeiro contato entre eles, é combinado o valor a ser pago pela coleta.

 

E os números dessa inovação são bem positivos, analisando os dados, uma consultoria mostrou um crescimento na renda mensal de 54,5% dos catadores , que não possuem veículos motorizados, enquanto os que possuem 64,7% declararam um aumento na renda. Sendo a média desse aumento de 82,6%. 

 

Dessa forma o Cataki, aproximou o serviço dos catadores das pessoas que têm resíduos para serem levados para a reciclagem. Como em muitos lugares ainda não possuem a coleta seletiva, esse trabalho é realizado por esses prestadores de serviços. 

 

O serviço deles é essencial para diminuir os resíduos descartados em locais incorretos, gerando maior impacto no meio ambiente, pois 90% de tudo que é reciclado no Brasil vem da coleta realizada pelos catadores. 

E como podemos contribuir para isso?

Nem todas as pessoas que vemos passando na rua, que coletam os lixos recicláveis tem conhecimento desse aplicativo. Uma forma de contribuirmos é passar a informação para frente. Nós podemos ajudar no cadastramento dessas pessoas, das cooperativas que possam ter próximo dos locais que moramos, ou trabalhamos, isso amplia a rede de trabalhadores e de locais cadastrados.

 

Segundo dados do próprio Cataki, no Brasil existem 800.000 catadores, e somente 1400 estão no aplicativo. Vamos aumentar essa rede? E beneficiar quem traz tantos benefícios?

 

Além disso, podemos contribuir de outras maneiras:

 

  • Trabalho de escritório
  • Captar recursos 
  • Programas (nodeJS, React, HTML, CSS)
  • Comunicação e Design

 

E outras formas de trabalho voluntário que podemos nos informar através do telefone (11) 3034-2375 e do e-mail cataki@pimpmycarroca.com. Dá uma olhadinha também no site: https://www.cataki.org/pt/.

Conclusão

Infelizmente muitas pessoas que trabalham recolhendo nossos resíduos são vistas pelo olhar do preconceito e da desvalorização. O aplicativo Cataki, trouxe maior facilidade nesse serviço e na aproximação desses trabalhadores com os geradores de resíduos, proporcionando um aumento na renda mensal de cada um deles, e muitas vezes um outro olhar. 

 

É essencial o serviço prestado por esses trabalhadores, pois a coleta seletiva não é presente em todas as cidades, e a quantidade de lixo que chegam ao processo de reciclagem no Brasil é mínima. 

 

Portanto, vamos fazer nossa parte? 

Conheça o nosso blog e fique por dentro conteúdos exclusivos da Loja Enni.

4 Motivos para escolher o Brechó!

Você sabia que o brechó é uma forma de colocar suas roupinhas pra circular por aí? Separamos 4 motivos para você entender por que vender ou comprar em brechó é uma ação sustentável.

Leia Mais »
cacho de bananas dentro da ecobag

Você precisa de uma Ecobag!

Tem certeza que ainda vale a pena utilizar e aceitar sacolinhas plásticas na hora das suas compras? Veja a importância de utilizar sacolas reutilizáveis de tecido: as ecobags !

Leia Mais »