O que é Economia Circular?

três mãozinhas desenhadas que representam a economia circular

Em diversos conceitos, entenda o que é a economia circular, a diferença entre ela e a nossa economia atual e de que maneira ela pode ser uma solução para o nosso planeta.

Para compreendermos melhor o conceito da economia circular, é importante entendermos qual é, e como funciona nossa economia atual. Hoje fazemos parte de um processo de economia linear.

 

Quando dizemos que algo é linear, é possível entender que funciona em linha reta, e sendo uma linha, possui um início e um fim. Transportando esse sentido para o nosso processo produtivo atual, tudo que se inicia na utilização dos recursos naturais, que passa pelo processo produtivo necessário, transformando- se em produto,  sendo utilizado e acabando no ponto final que é o descarte.

 

Portanto, podemos dizer que a economia linear funciona da seguinte maneira:

Extrair > Produzir > Descartar 

Dentro desse processo passamos a utilizar os recursos de maneira finita, podendo extinguir as matérias-primas, gerando um volume de produção e um aumento de resíduos altos, e sendo uma economia insustentável para o planeta.

sofa descartado demonstra a economia linear contra a economia circular
Foto: Brett Sayles no Pexels

Onde surgiu a Economia Circular?

Segundo Ellen Macarthur Foundation, não é possível definir alguém, um local, uma data em relação ao surgimento do conceito da economia circular. Temos somente a possibilidade de ligar as suas aplicações e novas dinâmicas aos anos 70, ganhando maior visibilidade na Europa e partindo de um grupo de acadêmicos, intelectuais e empresários. 

 

Esse modelo da economia circular é resultado da junção de alguns pensamentos:

 

  • Economia de Performance (Walter Stahel)

 

  • Design Cradle to Cradle (William Mcdonough e Michael Braungart)

 

  • Biomimética Articulada (Janine Benyus)

 

  • Ecologia Industrial (Reid Lifset e Thomas Graedel)

 

  • Capitalismo Natural (Amory, Hunter Lovins e Paul Hawkens)

 

  • Abordagem Blue Economy (Gunter Pauli)

Porque ela surgiu?

A economia circular surge como uma solução para o uso excessivo e exaustivo dos recursos naturais do planeta. Atualmente precisamos de mais de 1 planeta, para suprir a demanda dos recursos naturais da humanidade. 

 

A nossa economia atual, faz com que o desperdício seja muito alto. O livro Rubbish, de Richard Girling (2005), nos mostram que 90% das matérias-primas utilizadas nos processos produtivos industriais virem lixo, antes da finalização dos próprios produtos que estão sendo produzidos, e 80% dos produtos que são fabricados são descartados em um período de até 6 meses de uso.

Mais, afinal o que é a economia circular?

A economia circular consiste num círculo de produção e consumo com o objetivo de utilizar menos recursos naturais e diminuir totalmente o descarte do que utilizamos diariamente.

Fonte: Site Ideia Circular

Da matéria-prima inicia-se o processo de produção, distribuição, a utilização do produto, e diferente do processo linear, no lugar do descarte  iniciamos outras etapas: REUSO, REPARO, REDISTRIBUIÇÃO, REMANUFATURA ou de RECICLAGEM.

 

Dentro da economia circular devemos repensar nos produtos, componentes e embalagens, frisando principalmente sua capacidade de renovação. Enquanto com os produtos que não possuem propriedades biodegradáveis, podemos substituir nosso pensamento de descarte e substituição dos produtos por devolvê-los e renová-los. 

 

Dessa forma, nossos produtos hoje podem se transformar em nossos recursos de amanhã, iniciando esse pensamento lá no seu processo de criação.

 

Assista abaixo à animação realizada pela Ellen Macarthur Foundation

A economia circular visa preservar os recursos naturais e proporcionar ao meio ambiente um ciclo como o dos seres vivos, não utilizando de maneira degradativa seus recursos e tendo a capacidade dentro dos nossos processos produtivos de devolver a natureza o que tiramos dela.

 

Proporcionando uma nova maneira de pensar, gerando mudanças sociais e econômicas e modificando também nosso modelo industrial de maneira positiva, a economia circular é um conceito capaz de estabelecer uma relação saudável entre nós, seres humanos e nossa casa, o planeta, com a intenção proporcionarmos um bom futuro.

 

Abaixo listamos alguns motivos que demonstrem a importância desse modelo econômico: 

 

  • Economia de recursos e energia 

 

  • Geração de novos empregos locais

 

  • Diminuição significativa dos resíduos gerados

 

  • Diminuição de lixos tóxicos 

 

  • Pode diminuir a emissão de gases poluentes em até 70%, em alguns países

Países que praticam a economia circular

Dentre os principais países que praticam a economia circular, a Holanda se destaca, sendo um país de referência quando o assunto é esse. A projeção do governo Holandês é de que em 2030, espera-se diminuir em 30% a utilização de recursos, e  tornar sua economia totalmente circular até o ano de 2050.

 

Outros países que aparecem na liderança dessa transformação são:

 

  • França

 

  • Itália

 

  • Alemanha

 

  • Luxemburgo

 

  • Bélgica

 

  • Portugal

 

  • Espanha

 

assimilação da economia circular no mundo através da bolinha com meio ambiente interno
Foto: Mac Mullins no Pexels

Conclusão

A utilização inadequada dos recursos oferecidos pelo nosso Planeta, devido ao excesso de consumo, é a principal causa dos problemas e impactos ao meio ambiente. A economia atual em que vivemos fomenta o descarte, e sempre a substituição dos produtos, mesmo que ainda assim estejam bons para uso.

 

A economia circular traz a solução, com diversos benefícios apresentados mais acima. Essa mudança faz parte de um processo longo, de diversas etapas, mas que diminui gradativamente os impactos negativos. A mudança do pensamento, e do modelo da nossa economia, nos proporcionará, mesmo que a longo prazo, uma relação saudável com o meio ambiente, com a capacidade de um futuro positivo, projeção que atualmente não temos. 

 

A circularidade da economia nasce nos novos projetos, nos novos desenhos de produtos, componentes, pensados justamente para compartilhar com a natureza o que retiramos dela para produzir, e proporcionando sempre a reutilização, e o retorno do que consumimos como matéria-prima para novos produtos, diminuindo assim os resíduos e os impactos negativos ao meio ambiente.

Conheça o nosso blog e fique por dentro conteúdos exclusivos da Loja Enni.

4 Motivos para escolher o Brechó!

Você sabia que o brechó é uma forma de colocar suas roupinhas pra circular por aí? Separamos 4 motivos para você entender por que vender ou comprar em brechó é uma ação sustentável.

Leia Mais »
cacho de bananas dentro da ecobag

Você precisa de uma Ecobag!

Tem certeza que ainda vale a pena utilizar e aceitar sacolinhas plásticas na hora das suas compras? Veja a importância de utilizar sacolas reutilizáveis de tecido: as ecobags !

Leia Mais »