O que é consumo consciente?

Atualmente nós já consumimos mais de 30% a mais dos recursos naturais do que a capacidade de renovação da terra. Descubra o que significa o consumo consciente e porque ele é tão necessário para o planeta.

Possivelmente neste ano de 2020, você já deve ter ouvido falar sobre consumo consciente. O consumo consciente, assim como a sustentabilidade, é um termo muito ouvido e comentado nos últimos anos. Mas, o que realmente ele significa? Descubra o que é consumo consciente.

 

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, consumo consciente é o consumo com consciência do seu impacto e voltado à sustentabilidade. De maneira mais clara, consumo consciente significa consumir produtos que tenham menores impactos ao meio ambiente, de acordo com as nossas necessidades reais, buscando por empresas que tenham e assumam uma responsabilidade social, e refletindo de que maneira podemos aplicar a reutilização de embalagens, e a reciclagem ao processo de descarte.

 

Ou seja, buscar o que precisamos, e dentro do que precisamos as melhores escolhas para o nosso planeta e sociedade.

Qual a necessidade do consumo consciente?

Você pode estar se questionando: porque mudar a minha maneira de consumo?

 

Alguns estudos, nos mostram que o Planeta pede por essa mudança. É necessário conscientizar a forma que compramos e entender que todos esse processo, necessita dessa consciência social.

 

O Ministério do Meio Ambiente, nos mostra que hoje nós já consumimos 30% a mais dos recursos naturais do que a capacidade de renovação da terra. Sendo assim, se continuarmos com essa forma de consumo, temos uma projeção muito negativa: em menos de 50 anos serão necessários dois planetas Terra para atender às nossas necessidades de água, energia e alimentos.

 

Todos os produtos que consumimos são frutos ou utilizam em sua produção recursos naturais, consequentemente a nossa forma de consumo afeta diretamente nosso planeta, e interfere na projeção gerada pelo Ministério do Meio Ambiente.

 

Segundo estudo da WWF, publicado no site em março de 2019, o Brasil é o 4º país que mais gera lixo plástico, com 11,3 milhões de toneladas. Com esses dados, nós ficamos atrás apenas dos Estados Unidos, da China e da Índia. Você já reparou que existe plástico em praticamente tudo que consumimos na nossa vida?

varias embalagens jogadas fora representando a necessidade do consumo consciente
Foto: Magda Ehlers no Pexels.

Infelizmente ainda reciclamos muito pouco em relação ao que é produzido, consumido e descartado no nosso país. Veja mais informações no texto Qual a importância da reciclagem?

 

Outro dado extremamente relevante, que não nos damos conta, foi o publicado em matéria do site ECOA, em 25 de janeiro de 2020, onde foi realizado um estudo que mostra que cada um de nós produzimos 27 toneladas de lixo durante a nossa existência, considerando a média de uma vida de 75 anos.

 

Essa média pode ser a sua, a minha, podendo variar, de acordo com a maneira do nosso consumo. Dificilmente paramos para pensar no impacto que nossos atos de compra tem ao planeta, mas acredite, somos peça fundamental dessa mudança e melhoria do futuro.

 

Abaixo, descubra o que é consumo consciente e em qual modelo de consumo você se encaixa hoje.

Será que estamos consumindo de maneira consciente?

Acreditamos que essa é a primeira pergunta a ser feita para analisarmos nossa maneira de consumo. O questionamento nos leva ao conhecimento, e identificarmos inicialmente a forma que estamos consumindo e o que, é essencial para os primeiros passos da mudança.

 

No Brasil, segundo estudos feitos pelo ICC – Indicador do Consumo Consciente. O brasileiro é considerado um “consumidor em transição”, sendo que 58% mantém práticas de consumo consciente, enquanto 29% se encaixam como consumidores conscientes e 13% fazem parte da soma dos poucos ou nada conscientes. 

 

E você, em qual desses grupos você se encaixa hoje? 

saquinho ecológico com simbolo da reciclagem no celular demostrando o consumo consciente
Foto: Ready Made no Pexels

Consumir de maneira consciente é se preocupar, se conscientizar em relação ao que compramos, focando se aquilo é realmente necessário, buscando por processos e produtos que possam ser descartados de maneira ecológica.

 

Como, por exemplo, tantas coisas que hoje são feitas com papel semente, essa possibilidade de utilizar uma embalagem, um convite, um cartão ou qualquer outro tipo de produto, e após seu uso, ter a possibilidade de plantar aquele papel, devolvendo para natureza e gerando uma nova planta, sem gerar um lixo, ou um resíduo de maior impacto ao meio ambiente, é extremamente incrível e possível essa substituição.

 

Você mesmo pode definir certos critérios, que hoje você consiga aplicar, para ajudar nessa prática de consumo consciente.

 

Hoje no mercado possuem diversas empresas que buscam por essa transformação no mundo, e você pode aderir a elas, e a certos produtos que auxiliam na diminuição do lixo que geramos diariamente, sem prejudicar nosso tempo, nem interferir na nossa rotina.

 

São pequenos passos que vão gerar grandes impactos ao nosso planeta, são nossas escolhas conscientes que vão fazer com que nossos recursos não se tornem finitos e prejudiquem, não só nossa geração, mais as gerações futuras.

produtos focados no consumo consciente
Foto: Karolina Grabowska no Pexels

Conclusão

Podemos definir o consumo consciente como o consumo com responsabilidade ambiental, social, entendendo os impactos positivos e negativos das nossas compras e nosso papel em relação ao planeta.

 

Vimos que diversos estudos provam o quanto é necessária essa mudança. A atualização de certas empresas, de novos produtos que pensam nos próprios impactos, não é só uma questão de tendência, mais sim uma necessidade visível, até mesmo em números.

 

Façamos uma primeira reflexão: como estou consumindo hoje? De que forma? De que maneira? E quais produtos?

 

Consumir de maneira consciente é possível, é preciso e nós vamos te ajudar a enxergar que também é acessível. E nós, a Enni queremos dar esse primeiro passo com você.

 

Após você já descobriu o que é consumo consciente, dá uma olhadinha no texto Como ser um consumidor consciente?  e veja como colocar em prática essa mudança.

Conheça o nosso blog e fique por dentro conteúdos exclusivos da Loja Enni.

4 Motivos para escolher o Brechó!

Você sabia que o brechó é uma forma de colocar suas roupinhas pra circular por aí? Separamos 4 motivos para você entender por que vender ou comprar em brechó é uma ação sustentável.

Leia Mais »
cacho de bananas dentro da ecobag

Você precisa de uma Ecobag!

Tem certeza que ainda vale a pena utilizar e aceitar sacolinhas plásticas na hora das suas compras? Veja a importância de utilizar sacolas reutilizáveis de tecido: as ecobags !

Leia Mais »