Netbag uma tendência ecológica

netbag bolsa ecologica com um celular com o simbolo da reciclagem

Além da Ecobag, você já ouviu falar da Netbag? Conheça essa opção, que ganhou força em 2018, e que te ajuda a utilizar menos plástico na sua rotina.

A netbag que está circulando pela internet desde meados de 2018, pode parecer estranha inicialmente aos nossos olhos, com o aspecto de uma sacola de feira ou referenciando uma rede de pesca. Podemos até confundi-la com a ecobag, pelo seu aspecto mais natural e ecológico, e a maneira que somos impactados pela sua usabilidade. Atualmente a netbag é uma tendência ecológica. 

 

Sacola de rede é o que seu nome significa, e como ela pode ser definida até mesmo pelo seu aspecto. A netbag é criação do design belga, Demna Gvasalia, que a desenvolveu para um lookbook da sua marca Vetements. A bolsa participou de um desfile e se tornou uma grande tendência entre as fashionistas, e até mesmo grandes marcas do mundo da moda.  

netbag uma tendência ecológica
Foto: Ready Made no Pexels

Porque a Netbag é uma tendência ecológica?

A sua funcionalidade é bem semelhante a ecobag, porém ela possui um toque mais fashionista, com um apelo estético melhor do que as ecobags que estamos acostumados a ver, e que muitas vezes não utilizamos por conta disso.

 

Abaixo seguem alguns pontos que comprovam a nossa consciência ao consumir uma netbag:

 

Matéria – Prima

 

Um fator muito importante quando falamos de consumo consciente é considerarmos a matéria-prima que foi utilizada na produção do produto que vamos adquirir. A netbag, por ter se transformado em uma tendência de moda, por algumas marcas, ou algumas pessoas que as faça, pode não seguir todos os padrões, em todos os lugares, para considerarmos um produto ecológico. Porém, nós como consumidores conscientes, vamos buscar pelas netbags que são feitas com matérias-primas ecológicas.

 

Portanto, a sua construção possibilita que sejam utilizados materiais como barbante, linhas de crochê, e até mesmo redes de pescas que são recolhidas e reutilizadas. Para sua alça, podem ser utilizados, além do mesmo material da bolsa, alças de bambu, que é uma matéria-prima também sustentável.

 

Alguns modelos utilizam uma bolsa dentro dela, principalmente se o seu objetivo de uso incluir transportar itens pequenos, nesse caso podemos escolher também um modelo que utilize um tecido ecológico, ou até mesmo reutilizarmos alguma nécessaire antiga.

diversos modelos de netbag como exemplo de tendência ecológica
Foto: Cottonbro no Pexels

Handmade

 

A netbag é um produto que pode ser incluído no conceito de handmade. E o que significa isso? Handmade na sua tradução literal significa “feito a mão”, e como já comentamos aqui, valorizarmos a produção local, o produto nacional, o trabalho manual faz parte do consumo consciente. 

 

Ela pode ser confeccionada através do processo de crochê ou do macramê, que são trabalhos manuais riquíssimos.

 

Quando compramos de um artesão do nosso bairro, por exemplo, estamos alimentando o ecossistema em que vivemos, e isso contribui para economia local, e consequentemente é um ato do consumo consciente.

 

Utilização

 

A utilização da netbag vai muito da sua criatividade, ela pode ser aplicada como a ecobag, em mercados e feiras, porém seu tamanho é mais compacto, portanto não comporta grandes compras.

 

E seu toque fashionista permite que você utilize e adapte o uso dela a sua rotina, nas indas e vindas ao trabalho, num passeio informal, um evento mais despojado construindo looks com consciência de consumo.

um homem utilizando a netbag com frutas
Foto: Ba Tik no Pexels
netbag de mão sendo usada para carregar diversos pertences
Foto: Sinitta Leunen no Pexels

Como o uso da netbag diminui os impactos negativos ao meio ambiente?

A netbag é uma tendência ecológica quando utilizamos para substituir o uso do saco e sacolas plásticas, no uso em mercados, feira, ou qualquer outro estabelecimento que é possível utilizá-las.

 

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, no Brasil cerca de 1,5 milhões de sacolas plásticas são distribuídas por hora. Dessa forma, o seu descarte também é alto.

 

Muitas vezes temos a ilusão de que ao reutilizar a sacola plástica do mercado para colocar nosso lixo, é uma atitude positiva, ela também é, porém não diminui o impacto gerado pelo plástico ao meio ambiente. É exatamente nesse momento que ao utilizar a netbag conseguimos diminuir os impactos do nosso consumo.

 

Você sabia que sacos e sacolas plásticas levam mais de 100 anos para se decompor? Por esse motivo, a netbag se torna indispensável no nosso consumo consciente, pois ela vem, com as ecobags para eliminar o uso dos sacos e sacolas plásticas.

 

Além disso, como comentamos em trechos acima, existe também a opção da netbag confeccionada pelas redes de pesca, já não mais utilizadas pelos pescadores.

 

A Ocean Cleanup, uma instituição de caridade, sem fins lucrativos, fundada na Holanda, e totalmente voltada para limpeza dos oceanos, levantou dados que mostram que 46% do lixo plástico encontrado nos oceanos é composto de rede de pesca. Essa porcentagem alta, além de contribuir para a poluição afeta e machuca os animais.

netbag lojas enni uma tendência ecológica

Conclusão

Vimos então como a utilização da netbag é uma maneira de consumirmos de maneira consciente, e contribuirmos com as necessidades do nosso planeta.

 

Assim como as sacolas plásticas fazem parte da nossa rotina hoje, a netbag pode cumprir a mesma funcionalidade, diminuindo de maneira relevante os impactos e descartes dos resíduos que geramos diariamente.

 

O impacto do consumo de itens com plástico, é alto ao meio ambiente, e podemos juntos mudar isso. Da uma olhadinha na nossa netbag, e contribua para essa mudança.

Conheça o nosso blog e fique por dentro conteúdos exclusivos da Loja Enni.

4 Motivos para escolher o Brechó!

Você sabia que o brechó é uma forma de colocar suas roupinhas pra circular por aí? Separamos 4 motivos para você entender por que vender ou comprar em brechó é uma ação sustentável.

Leia Mais »
cacho de bananas dentro da ecobag

Você precisa de uma Ecobag!

Tem certeza que ainda vale a pena utilizar e aceitar sacolinhas plásticas na hora das suas compras? Veja a importância de utilizar sacolas reutilizáveis de tecido: as ecobags !

Leia Mais »