Vegana, orgânica ou natural? Entenda a diferença entre esses três tipos de maquiagem de menor impacto ambiental.
Ficar linda sem gerar impactos ao meio ambiente, eu quero ! Mas qual é a melhor opção: maquiagem vegana, orgânica ou natural? Calma, vamos te explicar a diferença entre essas três opções.
Agradecemos quando as indústrias, nesse caso a de beleza, atendem as necessidades do planeta pensando também em um novo estilo de vida que vem agregado a isso.
A necessidade de poluir menos é sempre grande e urgente, por que não pensar em expandir esse pensamento para tudo que utilizamos na nossa vida?
Qual a diferença entre a maquiagem vegana, orgânica e a natural?
Antes de entender as diferenças da maquiagem vegana, orgânica e natural é preciso conhecer o órgão que define e enquadra cada uma nesses parâmetros.
O Ecocert e o Instituto Biodinâmico (IBD) são as instituições responsáveis por fiscalizar os cosméticos produzidos no Brasil, que estipularam os critérios que cada maquiagem precisa ter para se enquadrar justamente nas classificações de vegana, orgânica ou natural.
Maquiagem Vegana
Talvez essa seja a mais simples de identificar, pois quando pensamos em algo vegano já conseguimos identificar que não tem substâncias de origem animal, e o pensamento tá certo!
A maquiagem vegana não possui nenhum ingrediente de origem animal, como por exemplo cera de abelha, leite, gordura bovina, carmim, lanolina..Além de não realizar testes em animais.
Os testes são realizados por voluntários credenciados pela própria ANVISA, para garantir a segurança e o sucesso do processo.
As maquiagens veganas precisam de uma observação: elas não necessariamente são livres de substâncias sintéticas, ou seja, bem toda maquiagem vegana é natural.
Maquiagem Orgânica
O que caracteriza um produto como orgânico é a sua composição, que precisa conter no mínimo 95% da sua matéria -prima orgânica, sendo livre de toxinas e agrotóxicos.
Nesse caso, a maquiagem orgânica traz a biocompatibilidade, que é a semelhança dos ingredientes utilizados com os componentes naturais encontrados no nosso corpo, fazendo com que o risco de uma reação alérgica, ou não aceitação do produto pela pele seja mínima, trazendo também maior capacidade de nutrição na make.
Maquiagem Natural
A formulinha básica da maquiagem natural é ser composta por 95% de ingredientes naturais e 5% orgânicos, sendo livres de metais pesados e agrotóxicos.
Normalmente a maquiagem natural traz consigo um conceito de beleza consciente, preservando um cuidado com a saúde de quem as consome e com o meio ambiente também.
Uma coisa que precisamos saber, nem sempre a maquiagem natural pode ser vegana, pois por buscar ingredientes vindos da natureza, pode por exemplo utilizar em sua composição a cera de abelha, mas vale observar que a grande maioria é cruelty free.

Selo Cruelty Free
Cruelty Free na sua tradução literal significa crueldade livre, ou podemos entendê-la como livre de crueldade. Mas que crueldade é essa que estamos falando?
Infelizmente a grande maioria dos cosméticos que utilizamos ao longo da nossa vida, e ainda hoje algumas empresas ainda utilizam os animais para testar dermatologicamente os produtos que utilizamos.
Além do resultado não ser 100%, pois a pele dos animais reage de maneira diferente, com imobilização e sem anestesia, caracterizando a crueldade existente nesses processos.
Existem alguns selos importantes para a gente se atentar, e não consumir mais produtos que são testados em animais (Por favor!).
O Leaping Bunny, criado pela organização britânica Cruelty Free International, garante que todos os ingredientes e o produto final não realizam nenhum tipo de testes.
O mais visto por aí, e com certeza o mais famoso Cruelty Free, foi criado pelo programa Beauty Without Bunnies do Peta ( People for the Ethical Treatment of Animals) que também garante os ingredientes e o produto sem testes.
Not Tested on Animals vem da organização australiana Choose Cruelty Free, certificando produtos e ingredientes cruelty free.
Pensando em quem certifica os produtos veganos, chegamos no Certified Vegan, um selo americano da Vegan Action que garante que os produtos são livres de matérias primas de origem animal, e na sua versão britânica esse selo tem outro nome mais a mesma finalidade: Vegan Society.
A gente não pode nunca ficar de fora de ações como essa, o Certificado SVB Vegano é a certificação nacional para produtos livres de ingredientes de origem animal.

Marcas brasileiras de maquiagem vegana, orgânica e natural
No meio de nomenclaturas, ingredientes e selos para se atentar, separamos para você conhecer algumas marcas nacionais que podem ser classificados como maquiagem vegana, natural e orgânica:
- Simple Organic
Incrível demais, a Simple Organic, traz produtos além de veganos,naturais e orgânicos. A produção é feita na Itália, mas toda a matéria prima é brasileira.
- Amo Karité
A Amo Karité é pra morrer de amores mesmo! A maquiagem é toda vegana e é produzida 100% artesanalmente, com matéria prima selecionada para fazer bem a pele e trazer muita cor. Aah ela traz mais de 30 tonalidade de multifuncionais sólidos, já pensou seu batom ser sombra, blush além de batom mesmo?
- Cativa Natureza
Certificada pela IDB , a Cativa Natureza é uma marca que traz o combo: vegana, orgânica e natural. Além dos produtos de make, seu mix traz cabelo, corpo, banho, higiene pessoal e óleos essenciais.
- CareNB
A CareNB traz produtos lindos orgânicos, possuem o selo PETA não realizando testes em animais, compromisso com a reciclagem e trazem a proposta de beleza limpa.
Conclusão
Se cuidar cuidando do planeta não tem preço. Uma mulher que passa um batom vegano, orgânico ou natural não quer guerra com ninguém, isso a gente garante,rs.
Independente das nomenclaturas das makes apresentadas aqui é possível entender que todas elas utilizam um conceito muito próximo de cuidar do planeta, visando trazer produtos mais saudáveis para nossa rotina e evitando totalmente os testes em animais.
Seja com a maquiagem vegana, a natural ou a orgânica, comece a pensar na sua beleza também de maneira consciente. Vamos escolher marcas que compartilham desses valores na compra do próximo batom vermelho?