Existem produtos de limpeza sustentáveis?

Você sabia que os produtos que utilizamos normalmente na limpeza da nossa casa também geram impactos ao meio ambiente? Conheça produtos sustentáveis para deixar sua casa brilhando!

Dificilmente nos atentamos aos impactos que nossos hábitos geram ao meio ambiente, a vida corrida, a busca pelo mais prático nos afasta de pensar nos danos que simples ações podem causar. Um exemplo: produtos de limpeza.

Nem todo mundo adora fazer uma faxina em casa, mas sei bem que a grande maioria ama aquele cheirinho de casa limpa,né? Não tem coisa melhor do que terminar a faxina e dar aquele cheiro caprichado, ou abrir a porta de casa e sentir o frescor da limpeza. 

 

Todo produto que limpamos a casa possui uma composição de diversas substâncias antibactericidas, químicas, algumas misturas que podem inclusive fazer a gente passar mal.

 

Mas, além desse cuidado ao inalar esses produtos, que tipo de impacto eles podem gerar ao meio ambiente? Será que eles não são tão limpinhos assim pro planeta? 

Quais os impactos que os produtos de limpeza causam ao meio ambiente?

Mas gente, eu só queria deixar minha casa branquinha! Sem problemas, primeiro vamos te explicar por que os produtos tradicionais que estamos acostumados a utilizar geram impactos ao meio ambiente, e logo mais temos dica mágica e natural para você limpar seu cantinho.

 

A EPA (Agência de Proteção Ambiental) , diz que o acúmulo dos composto orgânicos voláteis, também chamados de VOCS, causados pelos produtos de limpeza que utilizamos em casa, faz com que o ar de dentro da nossa casa seja mais poluído do que o externo.

 

Segundo a EPA, os produtos químicos como o fósforo, nitrogênio, amônia e outros compostos do mesmo tipo são os que promovem maior ameaça ao meio ambiente. Pois é, o simples desinfetante pode não ser tão inocente quanto pensávamos.

uma mesa redonda com produtos de limpeza
Foto : Shvets Production no Pexels

Derivados do petróleo e do cloro também são grandes prejudiciais ao meio ambiente. São capazes de prejudicar a oxigenação e por consequência toda a vida marinha, a contaminação da água chegando ao ponto de ser prejudicial ao ser humano, principalmente em locais onde não existe saneamento básico adequado ,poluindo rios, lagos e mares.

 

Alguns exemplos de produtos diários são : sabão em pó, detergente, amaciante, pasta de dente, shampoo, desinfetante, amoníacos e limpa vidros.

 

Outro fator que não podemos deixar de lado por aqui são as embalagens. Você se lembra de algum produto de limpeza que não vem embalado em plástico? Difícil né? Esse descarte, quando acontece de maneira incorreta também é altamente prejudicial ao meio ambiente, pois normalmente não vão parar no mar limpos, e sim com restinhos dos seus produtos, contaminando de forma direta as águas.

 

Além da decomposição incorreta dos plásticos na natureza, que não é rápida (400 anos) e são altamente prejudiciais, principalmente quando começam a se transformar em microplásticos.

 

Como escolher produtos de limpeza sustentáveis?

Atualmente, pelo que percebemos nas prateleiras dos mercados, mercadinhos, vendas mais próximas, é que os produtos de limpeza ecológicos ainda não são tão acessíveis como gostaríamos. 

 

Mas é super possível fazermos um filtro no momento da compra seguindo alguns parâmetros. Separamos algumas dicas:

 

 

  • É importante também que a leitura dos rótulos seja feita, pois ali estão todos os componentes que foram utilizados para a fabricação daquele produtos. O ideal é que eles sejam todos naturais ou pelo menos livres de cloro e solventes.

 

  • Você pode até amar as fragrâncias, mas uma dica é dar preferência aos produtos com menos pigmentos, corantes e menos cheiros. 

 

  • A utilização do aspirador de pó, embora utilize um pouquinho da energia elétrica, diminui a utilização de produtos químicos no momento da faxina.

 

  • Prefira panos reutilizáveis do que os descartáveis. Reaproveite inclusive aquela camiseta antiga que rasgou, corte em pequenos pedaços e use para a limpeza dos móveis, ao invés de jogar fora ou comprar novas flanelas.

 

  • Não se esqueça de fazer o descarte correto de todas as suas embalagens. Atualmente algumas marcas trazem a orientação de descarte, ou os dados da embalagem no verso. Fique atento a essas informações. 
aspirador de pó como produto de limpeza sustentável
Foto : Anete Lusina no Pexels

Quais marcas de produtos de limpeza sustentáveis já existem?

Também é possível comprar os produtos de algumas marcas já consagradas no mercado e que vale muito, pelo menos o teste. Trouxemos por aqui as 3 principais marcas nacionais de produtos de limpeza veganos para você conhecer.

 

A Bioz Green traz produtos feitos com  matéria prima vegetal,sem petroquímicos e são 100% veganos. Trazendo embalagem reciclável e certificação ambiental. 

 

Uma das mais conhecidas é a Positiv.a que também traz produtos veganos, e insere até uma nova proposta nas suas embalagens recicláveis de PET ou de papel, incentivando com frases a reutilização dos resíduos que são derivados do próprio produto que ela fornece.

 

Você já ouviu falar em um produto único capaz de limpar cada cantinho da sua casa? Essa é a proposta que traz a UM® (Ultra Moléculas) , um produto capaz de substituir 20 convencionais, diminuindo a pegada ecológica da sua casa, pois os impactos ambientais são equivalentes a um único produto, isso gera menor produção, menos embalagens e por consequência menos poluição e geração de resíduos.

 

Que tal experimentar uma delas? 

Receitinhas naturais (DIY)

Recorrer a marcas sustentáveis não é a única opção, você pode inclusive fazer receitinhas naturais para diminuir a quantidade de produtos químicos utilizados no momento da faxina. Veja algumas dicas da Westwing Brasil:

 

  • Limpador multiuso

 

– 100ml de essência de vinagre (ou vinagre puro)

– 300ml de água

– 15 a 20 gotas de óleo de melaleuca

– Gotinhas de óleo aromático de sua preferência

 

Faça a misturinha, para facilitar coloque em um borrifador, aplique a quantidade que desejar, e depois limpe com um paninho.

 

  • Lustra-móveis

 

– 250ml de água

– 100ml de vinagre de maçã 

– 02 colheres de sopa de óleo de oliva 

 

Misture, e com uma flanela lustre a região escolhida.

 

  • Limpador de tábua de corte 

 

– Sal

– Limão

 

Primeiro aplique o sal na tábua, e esfregue meio limão por cima depois retire os resíduos.

 

  • DIY Desentupidor de pia 

 

– Meia xícara de bicarbonato de sódio 

– Meia xícara de essência de vinagre (ou vinagre puro)

 

Se a sua pia entupir, jogue primeiro o bicarbonato e depois o vinagre por cima, e depois enxague com água fervente.

 

  • Neutralizador de odores para carpete

 

– Bicarbonato de sódio 

 

Espalhe o bicarbonato no seu carpete, deixe descansar por uma horinha e depois passe o aspirador de pó.

Conclusão

Quando consumimos em qualquer aspecto da nossa vida geramos algum impacto ao meio ambiente, à sociedade , ao planeta. Precisamos sempre analisar de que maneira esses impactos são positivos e negativos, e quando eles acabam gerando danos ao planeta precisamos repensar a nossa forma de consumo, de uso e de descarte.

 

Com os produtos de limpeza funciona da mesma maneira. Atualmente encontramos marca que se dedicaram a construir esse caminho sustentável com algo que utilizamos no nosso dia a dia, o que é incrível, porém também existem meios naturais que podemos fazer na nossa própria casa para contribuir e diminuir os impactos causados pelos produtos de limpeza da nossa rotina.

 

Que tal começar testando uma dessas receitas acima? Ou comprando algum produto de uma das três marcas que indicamos por aqui? 

Conheça o nosso blog e fique por dentro conteúdos exclusivos da Loja Enni.

4 Motivos para escolher o Brechó!

Você sabia que o brechó é uma forma de colocar suas roupinhas pra circular por aí? Separamos 4 motivos para você entender por que vender ou comprar em brechó é uma ação sustentável.

Leia Mais »
cacho de bananas dentro da ecobag

Você precisa de uma Ecobag!

Tem certeza que ainda vale a pena utilizar e aceitar sacolinhas plásticas na hora das suas compras? Veja a importância de utilizar sacolas reutilizáveis de tecido: as ecobags !

Leia Mais »