Dicas para aproveitar os alimentos ao máximo

diversos alimentos na mesa
A cozinha é um dos principais locais da nossa casa com mais resíduos. Vamos mudar esse cenário?

O quanto você aproveita hoje dos seus alimentos? A maneira que nos alimentamos e que aproveitamos ao máximo cada alimento também tem a ver com o consumo consciente.

Que tal aproveitar ao máximo os seus alimentos? Isso é totalmente possível, entre cascas e sementes, boa parte daquilo que jogamos fora pode entrar na nossa alimentação. 

 

Utilizar nossos legumes, verduras e frutas no seu máximo trazem benefícios a nós e ao planeta. Esses resíduos que não podem ser reciclados nós chamamos de orgânicos, inclusive tem um textinho muito legal para você entender de que forma esse tipo de lixo impacta nosso planeta (clica aqui)

Antes de aproveitar, vamos aprender a comprar melhor?

Não podemos falar de alimentação sem inserir o consumo consciente por aqui também. Sabe quando compramos a mais, não utilizamos e acabamos jogando comida no lixo, pois exageramos demais na compra? Isso não é consumir de forma consciente, muito pelo contrário.

 

Dados da ONU mostram que no mundo por ano 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçadas no mundo. Esse número é altíssimo e se torna muito maior quando vemos que 842 milhões de pessoas passam fome diariamente.

 

Essa conta poderia ser diferente, você não acha? Sabemos que o fato de diminuirmos nosso desperdício alimentar, não significa que essas milhões de pessoas serão alimentadas, mas podemos interferir na quantidade de comida que vai parar no lixo.

 

  • Análise o consumo na sua casa

Antes de começar o próximo item é importante observar o quanto se consome diariamente, semanalmente e mensalmente de cada alimento dentro da sua casa. Dessa forma se torna mais simples de acertar as quantidades ideais de consumo.

 

  • Planeje suas compras

Que tal começar com uma simples lista de compras? A maneira antiga de ir no mercado gera até benefícios financeiros, pois evitamos comprar itens desnecessários e excessos.

 

  • Compre a granel

Uma outra opção é a compra a granel, evitando o uso de sacos plásticos, temos a opção de comprar exatamente a quantidade que vamos consumir, sem precisar comprar em pacotes fechados.

Como aproveitar os alimentos ao máximo?

Atualmente, o que você joga fora dos seus legumes, verduras e frutas? Aposto que são as cascas, os talos ou as sementes, acertei? Bom, temos muitas opções criativas para ousar na cozinha e diminuir os seus resíduos orgânicos e aproveitar os alimentos ao máximo.

casca de fruta para aproveitar os alimentos
Foto : Emma Pollard no Pexels
  • Cascas 

As cascas trazem também muitas vitaminas, minerais e fibras na sua composição. Podemos fazer sucos, vitaminas, doces, petiscos, geléias e até produtos para pele. 

 

A casca do abacaxi que na grande maioria das vezes jogamos fora pode ser transformada em suco, ou até mesmo chá. Outras cascas que tem um aroma incrível  e que podem ser inseridas na sua bebida quente é a casca da laranja ou do limão. 

 

Os doces feitos com as cascas de frutas quase chegam a ser uma tradição de alguns estados do Brasil, com o doce de casca de laranja. Nos bolos também é possível utilizar, como o bolo de casca de maçã. E tem mais, com a casca da goiaba também é possível fazer uma deliciosa geleia. 

 

Com a casca de alguns legumes podemos assar ou fritar, depois temperar ao nosso gosto e comer como petisco. Experimente com as cascas da batata.

 

A casca da banana e do abacate podem ser utilizadas para hidratar a pele, e ainda os pepinos ajudam com o cansaço da região dos olhos.

sementes para aproveitar os aliemntos ao maximo
Foto : Vie Studio no Pexels
  • Sementes

As sementes um pouco menos versáteis do que as cascas, podem ser transformadas em farinhas ou utilizadas em massas, geléias e pães. Além de servirem de aperitivo. Não jogue as sementes fora e torre – as com azeite no forno, temperando a gosto podem deixar o coração tão quentinho quanto comer amendoim.

Foto: Pixabay no Pexels
  • Talos 

 

Talos e sobras de verduras não precisam chegar ao lixo! Elas podem ser incorporadas em outras receitas como bolinho de arroz, tortas salgadas, e até sopas e caldos. Algumas vezes vão trazer um diferencial no sabor.

Reaproveite as sobras

Nem tudo que sobra precisa ir pro lixo. Existem algumas maneiras de reaproveitar seus alimentos transformando as sobras em outras comidas deliciosas, e que podem inclusive ser incrementadas com talos, sementes e porque não cascas? 

 

As sobras de arroz… podem virar um bolinho, uma torta, um risoto ou até um arroz de forno.

 

As sobras do feijão…podem ser transformadas em tutu, feijão tropeiro e até bolinhos.

 

Sobras de churrasco…podem virar um lanchinho pra mais tarde colocando no pão com vinagrete, ou até mesmo se unir a sobra do arroz se transformando no arroz de carreteiro.

 

Sobras de carnes em geral…podem ser um ingrediente incrível para o seu omelete.

 

Como dica extra para você aproveitar seus alimentos, vamos deixar aqui um vídeo que a gente ama, da Chef Paola Carosella:

Conclusão

A cozinha é um lugar onde existem mil possibilidades, e onde a criatividade e ousadia pode ser um ingrediente incrível, principalmente quando o assunto é  aproveitar os alimentos ao máximo.

 

Que tal começar a testar algumas receitas? Escolha uma das três acima e experimente novos sabores. Aumentar o aproveitamento dos nossos alimentos auxilia na nossa saúde, na economia dentro da nossa casa e principalmente no planeta, pois passamos a reduzir os resíduos orgânicos. 

 

Lembre-se: antes de utilizar seus alimentos por completo faça a higienização correta.

Conheça o nosso blog e fique por dentro conteúdos exclusivos da Loja Enni.

4 Motivos para escolher o Brechó!

Você sabia que o brechó é uma forma de colocar suas roupinhas pra circular por aí? Separamos 4 motivos para você entender por que vender ou comprar em brechó é uma ação sustentável.

Leia Mais »
cacho de bananas dentro da ecobag

Você precisa de uma Ecobag!

Tem certeza que ainda vale a pena utilizar e aceitar sacolinhas plásticas na hora das suas compras? Veja a importância de utilizar sacolas reutilizáveis de tecido: as ecobags !

Leia Mais »