Como ser um consumidor consciente?

sacolas de compras opostas ao consumo consciente

Como ser um consumidor consciente? O consumo consciente não elimina o conforto, a praticidade nem as tecnologias. Conheça pequenas maneiras conscientes de transformar o mundo sendo você.

Quando possuímos o conhecimento do que realmente significa o consumo consciente queremos entender de que maneira podemos colocar em prática essa conscientização. E como começar a ser um consumidor consciente?

 

Algumas vezes criamos uma percepção antecipada de que consumir produtos ou serviços que gerem menores impactos ao meio ambiente, significa deixar de lado nosso conforto, praticidade, tecnologias e afins, e essa visão pode nos impedir de darmos nossos primeiros passos.

 

O Ministério do Meio Ambiente define o consumidor consciente especificando alguns aspectos nas escolhas da sua compra, como considerar o meio ambiente, a saúde humana e animal, as relações justas de trabalho, além de questões como preço e marca na hora de consumir.

Como começar a ser um consumidor consciente?

A nossa forma de consumo é definida também pela maneira que compramos no nosso dia a dia. E como começar a fazer escolhas melhores? Como ser um consumidor consciente? Existem diversos parâmetros que podem nos auxiliar na nossa rotina. Alguns sites como o Akatu, definem alguns princípios do consumo consciente que podemos nos basear.

 

Abaixo, vamos levantar alguns pontos que acreditamos relevantes para esse primeiro passo na mudança do consumo:

 

Planejamento

 

O planejamento faz parte da conscientização. Quando fazemos uma compra planejada, entendemos a real necessidade de cada produto, ou serviço, e conseguimos além de buscar por aspectos melhores de compra, consumirmos o que realmente precisamos.

 

Podemos aplicar esse primeiro ponto ao mercado, por exemplo, com a compra mensal, quando tiramos um tempo para listar os produtos que estão faltando de acordo com as nossas necessidades, conseguimos comprar de maneira consciente. O planejamento faz com que diminua o nosso impulso por compras desnecessárias, trazendo também um equilíbrio financeiro mais sustentável.

 

Produtos conscientes

 

De acordo com as necessidades do nosso planeta, surgiram no mercado novos fabricantes de produtos que são ecologicamente corretos e voltados para o consumo consciente.

 

Algumas marcas também estão se adaptando a essa necessidade de mudança. Seja por obrigatoriedade da lei, ou por consciente real ambiental, hoje encontramos diversos produtos que podem substituir e nos ajudarem a ter melhores escolhas na hora de consumir.

 

Façamos escolhas conscientes, entendendo de que maneira conseguimos diminuir os impactos que causamos ao meio ambiente diariamente.

 

Reciclagem

 

A etapa do descarte de produtos que consumimos, é um dos principais pontos de atenção do consumo consciente, pois a decomposição dos produtos causam grandes impactos negativos ao meio ambiente.

 

Mesclando um pouco com a questão dos produtos conscientes, hoje existem algumas embalagens biodegradáveis, e quando não, podemos passar a contribuir com a reciclagem, reaproveitando principalmente as embalagens, como potes de vidros e plásticos que podem continuar cumprindo seu papel inicial na nossa rotina, garrafas PET que podem ser transformadas e adaptadas sem gerar mais resíduos.

lixeiras de coleta seletiva explicando o que é o consumo consciente
Foto: Vladislav Vasnetsov no Pexels

Substituição de produtos

 

Além de novos produtos, ecológicos, sustentáveis, de embalagens biodegradáveis e afins, podemos aderir por produtos conscientes que nos auxiliem a diminuir os lixos que produzimos diariamente. Como, por exemplo, se você é um consumidor assíduo de café, já parou para pensar quantos filtros de papel você descarta por dia?

 

Uma maneira de eliminar esse descarte, seria substituí-lo pelo filtro de aço inox, podemos ver melhor os impactos dessa mudança no texto Porque escolher o filtro de café de papel? Essa substituição é importante, pois diminui a quantidade de lixo que produzimos por dia, impactando de maneira positiva ao meio ambiente.

Como podemos aplicar o consumo consciente além das compras?

Além da forma como fazemos nossas compras, como comentamos acima, o consumo consciente também está ligado a certas ações diárias que contribuem diminuindo os impactos negativos ao planeta. Podemos cuidar dos recursos que já utilizamos na nossa vida.

Abaixo vamos citar alguns pontos aplicáveis na nossa rotina que vão além do processo de compras:

 

Digitalização

 

A tecnologia pode auxiliar na diminuição dos lixos que produzimos ao longo da vida. Segundo texto da ECO UNIFESP, o papel é um produto que exige grande quantidade de água e energia para ser produzido, hoje podemos escolher que todas as nossas contas sejam enviadas de maneira digital, evitando a impressão, o acúmulo de papel e a geração de novos resíduos.

 

Água

 

Existem diversas maneiras de poupar o recurso mais precioso que temos. Podemos nos certificar que o sistema hidráulico da onde moramos está funcionando de maneira correta, sem nenhum vazamento, evitando assim, o desperdício. Tendo a possibilidade, podemos substituir as torneiras comuns pelas com sensores automáticos, é possível economizarmos até 40% de água.

 

Algumas ações mais práticas seriam utilizar a água somente com o enxágue ao escovar os dentes, ou lavar a louça. Captar água da chuva, por exemplo, para lavar o quintal, se você mora em casa, lembrando que alguns condomínios utilizam dessa captação como água de reuso, para auxiliar nessa economia.

 

Não jogue fora, conserte

 

Todo produto possui seu tempo de vida útil, e principalmente a maneira que utilizamos ele, interfere nesse tempo. O descarte desses eletroeletrônicos, eletrodomésticos interferem também de maneira negativa ao meio ambiente, para evitar isso, devemos optar pela manutenção.

 

Quando fazemos essa escolha, prolongamos a utilização desses produtos, diminuímos os impactos ao meio ambiente e economizamos financeiramente.

materiais de concerto representando o consumo consciente dos produtos
Foto: Suntorn Somtong no Pexels

Doe

A doação diminui de maneira direta o descarte de resíduos que ainda estão em bom estado para utilização. Um grande exemplo disso são nossas roupas, que muitas vezes são descartadas por questão de gosto e não de inviabilidade do próprio produto.

 

E como fazer isso de maneira correta? Atualmente existem diversas formas de circular as suas roupas, podendo gerar até renda ou crédito para novas compras. Os brechós, seja físico ou online, são importantes na contribuição dessa circulação, podemos doar, vender, trocar, e o mais importante é que caminhos não faltam para o descarte das suas roupas.

Conclusão

Esses são alguns passos iniciais que podemos dar, para inserir o consumo consciente no nosso dia a dia, sem eliminar nosso conforto e a praticidade da nossa rotina. Os impactos ao meio ambiente, precisam ser diminuídos, e essas pequenas ações contribuem para isso.

 

Dessa forma, podemos aplicar o consumo consciente tanto na nossa maneira de comprar, quanto nos recursos que já possuímos e já utilizamos na nossa vida. Essas práticas não interferem na nossa rotina, e conseguimos começar nossos primeiros passos para essa grande mudança.

Conheça o nosso blog e fique por dentro conteúdos exclusivos da Loja Enni.

4 Motivos para escolher o Brechó!

Você sabia que o brechó é uma forma de colocar suas roupinhas pra circular por aí? Separamos 4 motivos para você entender por que vender ou comprar em brechó é uma ação sustentável.

Leia Mais »
cacho de bananas dentro da ecobag

Você precisa de uma Ecobag!

Tem certeza que ainda vale a pena utilizar e aceitar sacolinhas plásticas na hora das suas compras? Veja a importância de utilizar sacolas reutilizáveis de tecido: as ecobags !

Leia Mais »