Com que roupa sustentável eu vou?

escolhendo a melhor roupa sustentável
Algodão, poliéster, linho, você se preocupa de que material são feitas as roupas que você usa?

Você saberia dizer quantas camisetas tem ai no seu guarda roupa? E quantas calças jeans? Se essa foi fácil de responder, temos uma pergunta que pouca gente sabe, você sabe do que são feitas todas as suas roupas?

Imagina você entrando numa loja de roupas, numa infinidade de modelos, cores e texturas… A gente sabe que são muitas tentações, rs, mas é importante entendermos a necessidade de todas as nossas compras, principalmente quando falamos de vestir. Você saberia escolher uam roupa sustentável, de menor impacto ambiental hoje? 

 

Infelizmente a indústria da moda cresceu com pouca responsabilidade ambiental, e até hoje vem trazendo impactos não muito positivos ao meio ambiente.

foto diversidade de folhas e tecidos de roupa sustentavel
Foto: Design Ecologist no Pexels

Em alerta com o mercado da moda

A lista não é pequena dos impactos causados por uma das maiores indústrias ligadas ao mercado de consumo: a têxtil e vestuário.

Independente de preço e questões estéticas, vestir é uma necessidade do ser humano. Inclusive, cuidado rs, é crime sair pelado por aí.

 

Podemos citar alguns pontos principais que demonstram os impactos causados por essa falta de zelo e importância com o futuro, que fez com que ela se tornasse a segunda indústria mais poluente do mundo.

 

Muita água é utilizada para fazer apenas uma camiseta, exatos 2700 litros de água utilizados em uma única peça. Sem contar na água das tinturarias e na produção das calças jeans.

 

Infelizmente é o segundo mercado que encontramos mais prática de trabalhos em condições escravas e muito mal remunerados.

 

Além de acelerar o aquecimento global, sendo responsável por 8% a 10% das emissões de gases de efeito estufa. 

 

Todos os dias o equivalente a 16 caminhões de resíduos têxteis são destinados a aterros sanitários, originados da região do Brás, aqui no Estado de São Paulo.

 

Por esses e outros motivos o mercado de moda se transformou em algo insustentável , optar na hora da compra por roupa sustentável é uma alternativa de menor impacto ambiental.

Como escolher uma roupa sustentável?

Vestir é necessário, então de que forma conseguimos amenizar e diminuir esses impactos quando acontecer a necessidade de comprar roupas? 

 

  • Brechós

 

Uma boa prática não muito utilizada no Brasil, é a procura por peças que já existem e já circulam pelo mundo. E não estamos falando das boutiques, lojas ou grandes magazines, mas sim dos brechós. 

 

Os brechós costumam ser associados a coisas muito antigas, e são extremamente desvalorizados, mas na real eles fazem parte do processo de moda circular que incentiva a troca, a venda e compra de peças já utilizadas, evitando em grande escala o descarte.

 

Um exemplo que talvez você até conheça é o Enjoei, uma plataforma online, onde você posta suas roupas usadas ou semi novas e vende, isso já é um pezinho na moda circular, sabia?

 

 

  • Marcas Responsáveis 

 

Seja pela tendência esperada do mercado ou não, hoje encontramos muitas marcas de roupas que já mudaram seus processos ou estão em reestruturação levando a responsabilidade ambiental como bandeira, e porque não dizer até mesmo a sustentabilidade.

 

Vale a pena procurar por marcas que tenham esse propósito e essa preocupação, e que principalmente sejam transparentes com o consumidor. A comunicação clara sobre os processos, os produtos e as ações da onde vamos comprar é extremamente importante para entender os impactos da nossa compra. Não se esqueçam , tá?

 

 

  • Os tecidos de menor impacto ambiental

 

Dificilmente nos atentamos ao material que nossas roupas são feitas, e essa informação é extremamente importante. 

 

Dentro do mundo da moda temos os tecidos que vêm das fibras naturais, como por exemplo a seda, outros de fibras artificiais como a viscose, e as fibras sintéticas como o poliéster, vindo diretamente do plástico.

 

As três fibras possuem seus impactos ao meio ambiente, de maneiras diferentes. Atualmente existem opções no mercado que proporcionam um consumo mais responsável em relação a tecidos, como por exemplo o algodão orgânico que não utiliza pesticidas entre outros componentes para sua plantação, a viscose, produzida com fibra de bambu, e o poliéster feito de garrafa PET reciclada

fibra natural algodão para roupa sustentável
Foto: Teona Swift no Pexels

Aaah vale deixar aqui uma dica rápida, mais preciosa: sabe aquela etiquetinha que a gente costuma arrancar depois que compra uma roupa? Pois então, é exatamente lá que ficam as informações de todos os tecidos presentes em cada peça e a maneira ideal de cuidar da sua roupa.

Mas, com que roupa sustentável eu vou?

A melhor maneira de responder essa pergunta é : com a que você tem aí no seu guarda roupa. Vale lembrar que é possível montar diversos looks com peças coringas, customizar aquelas mais batidinhas pra deixar com cara de novidade, e buscar também pelos brechós espalhados por aí, perto da sua casa e optando sempre que possível pela troca. 

 

Mas ainda assim separamos pra você algumas opções de menor impacto ambiental e mais acessíveis: 

Essas peças aqui em cima fazem parte da nossa curadoria, e você encontra muito mais na Minha C&A Loja Enni.

Conclusão

Acabamos nos acostumando com os simples hábitos de compra, sem nos atentar aos detalhes que fazem parte daquilo que estamos consumindo. Saber de onde vem, como foi feita, qual a matéria prima faz parte de entender os impactos da nossa compra e a melhor maneira de escolher o que compramos. 

 

E com nossas roupas não seria e nem tem que ser diferente,a etiqueta de composição faz parte desse processo de conhecer melhor nosso produto e optar por roupas que são feitas com menor impacto ambiental. 

 

Lembre-se, o primeiro passo antes de comprar é entender a real necessidade. E como dica especial, vale a pena conferir os brechós da sua região e até mesmo os online, e fazer suas roupas circularem também por aí. 

 

Conheça clicando aqui ,a calça jeans que é produzida somente com um copo de água ! 

Conheça o nosso blog e fique por dentro conteúdos exclusivos da Loja Enni.

4 Motivos para escolher o Brechó!

Você sabia que o brechó é uma forma de colocar suas roupinhas pra circular por aí? Separamos 4 motivos para você entender por que vender ou comprar em brechó é uma ação sustentável.

Leia Mais »
cacho de bananas dentro da ecobag

Você precisa de uma Ecobag!

Tem certeza que ainda vale a pena utilizar e aceitar sacolinhas plásticas na hora das suas compras? Veja a importância de utilizar sacolas reutilizáveis de tecido: as ecobags !

Leia Mais »