Com quantos copos d’água se faz uma calça jeans?

calça jeans

Acredite, muita água é utilizada no processo de produção dessa peça coringa da maioria dos guarda roupas do mundo. A calça jeans, básica, prática e com história pra contar, também tem seus impactos ao meio ambiente.

Considerada uma peça básica e indispensável para a grande maioria das pessoas, a calça jeans também tem seus impactos negativos ao meio ambiente. Difícil imaginar alguém que não tenha pelo menos uma  no armário, não é? 

 

A primeira vez que ela apareceu por aí, foi em 1792 na França. Pela sua maior resistência era utilizado como uniforme de trabalho, ou pelos marinheiros. Na época não era tão macio, e não tinha variações. As calças jeans eram tingidas em tonalidades de marrom, sendo chamado de Tecido de Nimes, e um pouco mais pra frente, pela sua abreviação Denim.

 

Trazendo um pouco mais pro universo fashionista, em 1860 , nascia a primeira e tão conhecida calça Levi’s , modelo 501, mais confortável e mais leve, que a algum tempo  se tornou um clássico da marca.

 

Com tantas inovações e o avanço das tecnologias, hoje temos diversos modelos, cores, texturas e opções de calças jeans para utilizar. Mas com tudo isso, não podemos esquecer também da nossa responsabilidade no consumo. 

 

Você sabe quanto de água é necessário para uma produção de calça jeans?

3 calças jeans penduradas
Foto: Mica Asato no Pexels

Quais são os impactos da minha calça jeans?

Uma única calça jeans passa por diversos processos até chegar ao momento da venda. Muitas vezes não imaginamos, mais neste ciclo estão inseridos a fabricação do tecido, que vem do algodão, a preparação desse tecido para a produção, o tingimento das peças, algumas vezes o amaciamento, e processos que permitem o jeans rasgado, manchado, texturizado, entre outras opções.

 

Nisso tudo se consome muita água e muita energia, considerando também a quantidade de elementos tóxicos eliminados durante esse processo de tingimento e lavagem.

 

Segundo a Vicunha Têxtil, uma das maiores fabricantes mundiais de índigo e brim, ao longo do seu ciclo de vida , uma calça jeans consome cerca de 5.196 litros de água, distribuídos da seguinte forma:

 

  • 4.200 lts : processos agrícolas da cadeia produtiva do jeans

 

  • 127 lts: processos de tecelagem 

 

  • 362 lts: lavagem e fabricação do jeans 

 

  • 460 lts: cada lavagem do consumidor após sua compra

 

Vale lembrar que isso tudo é somente para uma peça. A Vicunha produz por mês 20 milhões de metros de tecido, portanto, é água demais !

 

Devemos considerar também, que no seu processo de tingimento podem ser eliminados nos rios 5 metais : Cádmio, Cromo, Mercúrio, Chumbo e Cobre, que são neurotóxicos e cancerígenos.

 

Com quantos copos d'água se faz uma calça jeans?

Após esses números assustadores, devemos te dizer que iniciativas conscientes já estão acontecendo, para diminuir e corrigir os impactos de todos esses anos de produção de jeans.

 

A Vicunha, que citamos acima, se uniu com a Ecoera,  H2o Company e a Iniciativa Verde, com o intuito de fazer esse levantamento dos números que falamos, e propor soluções como : novas metas de sustentabilidade para a cadeia de produção, redução do uso de água e compensar seu impacto ambiental com projetos socioecológicos, como recuperar o solo, estoques de carbono e corredores de biodiversidade. 

 

No dia 19 de maio de 2021 a Levi’s , iniciou a campanha Buy Better, Wear Longer, que significa Compre melhor, Use por mais tempo,  se unindo a jovens ativistas com a proposta da moda circular. O comprometimento da marca está presente também na inclusão de tecidos e fabricação sustentáveis, reduzindo o desperdício e a utilização de água e energia.

 

Dia 20 de maio de 2021, ganhamos mais um presente. Foi lançado pela Malwee, dois modelos de calça jeans que utilizam somente 1 copo d’água no seu processo produtivo, ou seja, ao invés de 5.196 litros, são somente 250 ml por peça, prometendo ser o jeans mais sustentável do país, com a redução de 98% do uso de água em seus processos de produção. Dá uma olhadinha no video abaixo:

Conclusão

Quantas vezes paramos para pensar de que maneira foi feito o produto que estamos usando? Essa reflexão é importante quando começamos a aplicar o consumo consciente na nossa rotina. 

 

Nos últimos anos vemos algumas marcas fazendo parte dessa mudança, e levando a sustentabilidade, a economia circular, o consumo mais responsável e consciente, e a transparência disso tudo, aos seus consumidores, e faz parte também das nossas responsabilidades , escolhermos marcas que vivem e tomam ações pensando no futuro do nosso planeta. 

 

Agora que já sabemos os impactos da nossa calça jeans que parecia tão inofensiva, vamos entender antes de tudo, a necessidade das nossas compras e sempre buscar as melhores opções e de menor impacto.

 

Hmn, quantas calças jeans você tem hoje no armário? rs

Conheça o nosso blog e fique por dentro conteúdos exclusivos da Loja Enni.

4 Motivos para escolher o Brechó!

Você sabia que o brechó é uma forma de colocar suas roupinhas pra circular por aí? Separamos 4 motivos para você entender por que vender ou comprar em brechó é uma ação sustentável.

Leia Mais »
cacho de bananas dentro da ecobag

Você precisa de uma Ecobag!

Tem certeza que ainda vale a pena utilizar e aceitar sacolinhas plásticas na hora das suas compras? Veja a importância de utilizar sacolas reutilizáveis de tecido: as ecobags !

Leia Mais »