Cartão de débito de madeira

Cartão de débito de madeira

A sustentabilidade inclusa no momento que você paga as suas compras. Você já ouviu falar sobre o Treecard? Veja mais informações sobre o primeiro cartão de madeira.

Você já ouviu falar do cartão de madeira? A todo momento somos impactados pela inovação, sejam elas sustentáveis ou não. A tecnologia nos trouxe um campo enorme de possibilidades, não somente para desenvolver novos produtos que tragam praticidade a nossa vida, mas também a possibilidade de criar nos baseando nos critérios sustentáveis. 

 

Foi pensando nisso que surgiu o Treecard, um cartão de madeira utilizado , por enquanto, para as suas compras em débito, que tem como objetivo o reflorestamento do planeta, se baseando nos seus gastos, ou seja, cada valor gerado e pago por você com esse cartão geram novas árvores no mundo.

Como surgiu o cartão de madeira?

Antes de entendermos a ideia desse cartão, precisamos saber quem é a Ecosia. A Ecosia é um sistema de busca que funciona da seguinte maneira: você faz a sua busca através do site deles, o anúncio dessas pesquisas geram a receita, e desses valores são plantadas novas árvores.

 

Bom, apresentamos a Ecosia a vocês, pois eles são os principais apoiadores desse cartão, compartilhando o mesmo objetivo de reflorestamento.

 

A ideia surgiu de Jamie Cox, de 23 anos, que sempre utilizou o sistema de busca da Ecosia, quando era universitário. Fundou uma fintech, e já sendo adepto do sistema, pensou em uma maneira de unir seu projeto com a ideologia que ele mesmo compartilhava.

 

A inspiração veio da própria mãe, que conseguiu plantar 4.000 árvores utilizando o Ecosia, e pensando de maneira expansiva, ela sentiu a vontade de levar essa ideia para outros momentos do seu dia, como, por exemplo, transformar seus pagamentos em novas árvores. 

De que matéria-prima é feito o Treecard?

O Treecard é feito de madeira, e ao contrário do que nosso primeiro pensamento diz, ele não destrói o meio ambiente, pois seu intuito é diminuir o uso de plástico, e esse descarte que fazemos dos nossos cartões já inutilizados.

 

A matéria-prima utilizada para a sua produção é madeira de cerejeira, de origem sustentável. Com uma única árvore, podem ser produzidos mais de 300.000 cartões, dessa maneira, não são utilizadas muitas árvores nesse processo. Mais uma informação relevante, é a utilização de garrafas plásticas recicladas para o núcleo do cartão.

matéria prima utilizada para fazer o cartão de madeira
Foto: Pixabay no Pexels

Como funciona o cartão de madeira?

Ele será um cartão de débito, gratuito e utilizará taxas de transação comercial para plantar árvores. Não está vinculado a nenhum banco, portanto é possível usá-lo com o seu banco de uso comum. O Treecard  também  utiliza um aplicativo, que permite você acompanhar todos os seus gastos, dividir a conta com amigos, e a interação mágica de ver a quantidade de árvores que estão sendo plantadas, baseando-se nos seus gastos.

 

Conforme você passa o seu cartão para pagamentos em débito, você contribui para o reflorestamento do planeta. Lembrando que todo esse processo acontece nas 38 áreas de reflorestamento existentes da Ecosia, localizados em todo o mundo. E tudo isso é acompanhado de maneira rigorosa, através de tecnologia de satélite e visitas de campo.

Você quer um Treecard?

Se você adorou saber que pode contribuir com o reflorestamento, cada vez que paga algo no débito, saiba que por enquanto não é possível adquirir o Treecard. 

 

Atualmente é registrado o interesse por meio da lista de espera do site: https://signups.treecard.org/. A concretização do cartão de madeira depende da interação e do número de pessoas interessadas.

 

Se essa notícia fez sentido para você, e você apoia causas como essa, acesse o site, veja mais informações e entre na fila de espera pelo seu cartão.

Conclusão

Admiramos ações inovadoras, que incluam a sociedade com o objetivo da melhora do planeta. É muito importante sentir que fazemos parte, mesmo que seja com pequenas atitudes, contribuindo para o meio ambiente.

 

O conceito transforme sendo você, também está presente no cartão de madeira, sendo uma forma de transformar o mundo que não vai mudar a sua rotina. Afinal, por mais que começamos a aplicar o consumo consciente, em diversos momentos, vamos consumir pelas nossas próprias necessidades, e, porque não utilizar um cartão que contribui para o reflorestamento do planeta? 

 

Conta para a gente, o que você achou dessa iniciativa sustentável.

 

Você teria um TreeCard?

Conheça o nosso blog e fique por dentro conteúdos exclusivos da Loja Enni.

4 Motivos para escolher o Brechó!

Você sabia que o brechó é uma forma de colocar suas roupinhas pra circular por aí? Separamos 4 motivos para você entender por que vender ou comprar em brechó é uma ação sustentável.

Leia Mais »
cacho de bananas dentro da ecobag

Você precisa de uma Ecobag!

Tem certeza que ainda vale a pena utilizar e aceitar sacolinhas plásticas na hora das suas compras? Veja a importância de utilizar sacolas reutilizáveis de tecido: as ecobags !

Leia Mais »