O chá é uma das principais bebidas crescentes no gosto popular, com um aumento de 53% do seu consumo, segundo estudos publicados em abril de 2020. Como você consome seu chá hoje?
Nós brasileiros somos extremamente adeptos ao cafezinho, como vimos no texto Porque escolher o filtro de café ecológico?, mais outra bebida presente na nossa vida é o chá, que muitas vezes é escolhido até por quem não é tão adepto ao café. Conheça abaixo os benefícios do infusor de chá e essa nova maneira de consumir essa bebida, diminuindo os impactos ao meio ambiente.
O chá surgiu na China, ganhando força no Brasil no ano de 1935. Embora ainda não esteja no topo das preferências, houve um aumento de consumo de 53%, dessa bebida tão versátil, segundo estudos realizados pela Europass Monitor, publicados em 8 de abril de 2020 pela Varejo S.A.
Principalmente pelas suas propriedades naturais, e pela busca da qualidade de vida, os chás tiveram um aumento considerável de consumo. Afinal, a natureza nos proporciona uma inúmera variedade de chás, cada um com um objetivo benéfico ao nosso organismo.
Falando sobre qualidade de vida e meio ambiente, precisamos considerar, mais uma vez, a maneira que estamos consumindo nosso chá.
Se você não é um fã assíduo do famoso chá da tarde, já o consumiu alguma vez, ou tem alguém próximo que consome, e na grande maioria das vezes optamos pelo saquinho ou sachê industrializado dentro da nossa xícara de água quente, não é mesmo?
Embora , pareçam inofensivos, os saquinhos prontos e industrializados de chá, possuem algumas propriedades que não são benéficas nem a nós e muito menos ao meio ambiente.

Quais impactos o sachê de chá causa ao meio ambiente?
Por aparentar um material inofensivo ao meio ambiente, não conseguimos imaginar os efeitos que o sachê de chá tem ao nosso planeta, e a nossa saúde.
De acordo com matéria publicada na Revista Exame, grande parte da composição dos materiais que são utilizados para produzir os sachês, é constituída de plásticos químicos como nylon e o famoso PET, o mesmo composto químico encontrado nas garrafas de água.
A revista Environmental Science & Technology publicou uma pesquisa relatando que os saquinhos que envolvem o sachê de chá são responsáveis pela liberação de bilhões de microplástico. E na Universidade McGill do Canadá, foi analisado o conteúdo tanto do saquinho, quanto da água, e a descoberta não foi das melhores. Em cada sachê são liberados cerca de 11,6 bilhões de partículas de microplástico e 3,1 bilhões de nanopartículas de plásticos na água que as pessoas utilizavam para consumir o chá.
Ao meio ambiente os sachês de chá, pela sua composição plástica causam impactos negativos na sua decomposição, pelo seu tempo e a liberação dessas substâncias tóxicas ao solo.
Como demonstração que essa contaminação na água afeta os seres vivos, foram realizados testes com pequenas criaturas marinhas colocadas em soluções onde o nível desses microplásticos variavam. Alguns deles faleceram, enquanto outros apresentaram certas anomalias.
Em relação a nós seres humanos, esses efeitos colaterais ainda não foram comprovados, porém, esses estudos tem a função de nos alertar sobre o que estamos ingerindo, e de como somos afetados, não só pessoalmente como dentro do nosso ecossistema.

Benefícios do infusor de chá : livre-se dos microplásticos
A melhor maneira de consumir nosso chá, é através do chá a granel, pois conseguimos identificar o que estamos consumindo, de maneira mais natural e ainda eliminando o uso do sachê. Existem hoje diversos lugares que oferecem o chá dessa maneira, mais natural, pura e consequentemente mais saudável.
O infusor de inox é a opção mais indicada, e com menos impactos para o consumo do chá natural.
Um infusor de chá é um recipiente de inox, com microfuros, onde podemos inserir o conteúdo do chá sem utilizar outras propriedades, e o colocando diretamente no recipiente com água quente, aonde ele vai ser consumido.

A infusão que ocorre no preparo do chá através do infusor de inox, não é nada mais do que a imersão das folhas em água quente, proporcionando maior sabor e aroma, e o principal: sem microplásticos.
Outro fator relevante nessa substituição, é que ao utilizarmos o infusor, além de não ingerirmos os microplásticos, protegendo nossa saúde, não estamos gerando resíduos contendo os mesmos plásticos tóxicos, protegendo dessa maneira o meio ambiente.
Conclusão
O infusor de chá é mais uma, das inúmeras maneiras de aplicarmos o consumo consciente na nossa rotina. Cada passo que damos, por menor que ele seja, precisa ser feito com a responsabilidade de consumir, e entender a necessidade dessa mudança.
Por mais que ainda não existam, efeitos colaterais comprovados no ser humano, com a ingestão desses microplásticos, encontrados nos sachês de chá, podemos concluir que optar por qualidade de vida é também fazer escolhas mais saudáveis. Os benefícios do infusor de chá são inúmeros, e essa troca é extremamente benéfica a nós.
Portanto, substituir o uso comum dos sachês de chá, pelo infusor de inox é optar pela qualidade dos produtos que consumimos, aplicando dessa maneira o consumo consciente a nossa rotina.