Bambu: a matéria-prima do futuro

bambu a matéria prima do futuro

Dentro do universo ecológico somos rodeados de vários itens produzidos com bambu. Você sabe porque o bambu é visto como uma matéria-prima sustentável?

Dentro das práticas do consumo consciente, um dos principais passos é procurar por itens produzidos com matérias-primas sustentáveis, priorizando além do seu processo produtivo, o seu descarte e decomposição no meio ambiente. Entre escovas, talheres e uma diversidade enorme de produtos existentes no mercado, que utilizam desse recurso natural para serem produzidos, entenda porque o bambu é a matéria-prima do futuro.

No universo biológico, o bambu é considerado uma gramínea, ou seja, um capim. Ele pode ser verde, ou amarelo, e sua água é absorvida pela sua parte interna. 

 

O bambu a matéria prima do futuro, já vem sendo utilizado há muitos anos, para construção de casas, móveis, utensílios de cozinhas, objetos de decoração entre outros itens. Ele sempre foi muito utilizado em países asiáticos, e principalmente na China, na construção de casas.

 

Mas, não precisamos nem ir tão longe, sítios arqueológicos no Equador, comprovam que o bambu é utilizado há cerca de 5 mil anos na América do Sul, principalmente pelos indígenas. 

 

No Equador , Colômbia e Costa Rica, encontra-se o bambu inserido dentro de programas de habitações populares.

As principais vantagens do bambu

varias latas com bambus já cortados dentro
Foto: Toni Cuenca no Pexels

Como vimos acima, o bambu é uma matéria-prima muito versátil,com diversas aplicações, grande resistência e qualidade, tornando sua utilização a um longuíssimo prazo. Veja abaixo as principais vantagens do bambu:

 

  • O bambu se adapta a diversas regiões, dessa forma é de fácil cultivo

 

  • Absorve o C02 da atmosfera

 

  • O seu crescimento é muito mais rápido do que outras madeiras de corte, tornando-se um recurso de fácil renovação

 

  • É resistente, flexível e leve

 

  • Por ser uma matéria-prima com diversas aplicações, é um grande substituto da madeira, diminuindo assim a devastação das florestas

 

  • O bambu contribui com a diminuição do efeito estufa, pois é um dos recursos naturais que mais libera oxigênio

 

  • Após a sua colheita, o bambu não precisa ser replantado, pois ele volta a crescer naturalmente

 

  • Seu cultivo dispensa o uso de fertilizantes químicos, herbicidas e pesticidas

 

  • As suas raízes nutrem o solo, mesmo após o bambu ser colhido

 

São muitos motivos sustentáveis que validam o quanto a utilização do bambu como matéria-prima é , tem sido, e precisa ser muito importante para a preservação do nosso planeta. Com tantos benefícios entendemos porque o bambu é a matéria-prima do futuro.

Onde podemos utilizar o bambu?

Além de todas as vantagens já citadas, o bambu possui propriedades mecânicas e resistentes. Isso é suficiente para ser utilizado também na construção civil. 

Dentro de um leque gigantesco de opções, abaixo, citamos algumas aplicações que possam ser novas pra você:

 

  • Móveis de bambu 

 

Dentro das opções que utilizamos na nossa casa, algumas delas podem ser feitas de bambu. Como cadeiras, mesas, poltronas, de acordo com as suas necessidades.

mesa e cadeira feitas com bambu a matéria-prima do futuro
Foto: NipananLifestle.com no Pexels
  • Piso de bambu

 

Você já deve ter visto os pisos laminados de madeira, sabe aqueles que deixam a sensação de conforto nos ambientes? Pois é, esse piso também pode ser feito de bambu. Ele é semelhante ao de madeira, porém por possuir alto teor de fibras, é mais denso e resistente.

 

  • Itens de higiene pessoal

 

Os itens de higiene pessoal feitos de bambu, são uma grande tendência ao buscarmos pelo consumo consciente. Pelas suas propriedades, o bambu nos proporciona uma maior durabilidade, e tornando esses produtos em biodegradáveis, auxiliando no processo de decomposição dos nossos consumos. 

  • Utensílios domésticos

 

Nos utensílios domésticos também é possível inserir os itens de bambu, com maior resistência, durabilidade, propriedades antibactericidas , substitui itens de madeira, e até mesmo de plásticos.

Conclusão

Agora conseguimos compreender porque o bambu tem sido tão bem falado e utilizado na produção de itens sustentáveis, ou ecologicamente corretos.

 

Consumir de maneira consciente, é compreender que nossas escolhas afetam o ecossistema a qual fazemos parte. Portanto, optar hoje por uma escova de bambu, ao invés da de plástico, pode agora não parecer tão impactante assim, mas quando damos esse primeiro passo de optar por produtos que utilizam matéria-prima como o bambu para serem fabricados, estamos iniciando um processo de transformação à nossa volta.

 

Inicie, com essas pequenas sugestões, substituindo pequenos itens na sua vida, que não mudam a sua rotina mas que começam a transformar o mundo.

 

Conta pra gente, o que você achou? Você concorda que o bambu é a matéria-prima do futuro? 

Conheça o nosso blog e fique por dentro conteúdos exclusivos da Loja Enni.

4 Motivos para escolher o Brechó!

Você sabia que o brechó é uma forma de colocar suas roupinhas pra circular por aí? Separamos 4 motivos para você entender por que vender ou comprar em brechó é uma ação sustentável.

Leia Mais »
cacho de bananas dentro da ecobag

Você precisa de uma Ecobag!

Tem certeza que ainda vale a pena utilizar e aceitar sacolinhas plásticas na hora das suas compras? Veja a importância de utilizar sacolas reutilizáveis de tecido: as ecobags !

Leia Mais »