As medalhas recicladas das Olimpíadas 2021

olimpiadas 2021

Prontos para os jogos das Olimpíadas 2021? Além da competição entre os países, diferentes jogos , culturas, a premiação desse ano será sustentável. Leia mais abaixo sobre as medalhas da premiação.

No dia 23 , sexta-feira, começou as Olimpíadas 2021, que dessa vez foi sediada em Tóquio. E entre um misto de culturas, e diversos esportes uma iniciativa consciente se destaca. 

 

Diferente dos outros anos, desta vez as medalhas são fruto da reciclagem de materiais eletrônicos. Leia um pouco mais sobre os detalhes dessa produção, aqui embaixo.

Do que são feitas as medalhas das Olimpíadas 2021?

Não é difícil acreditar nas inovações que o Japão sempre traz, mas você esperava que as medalhas olímpicas seriam feitas de material reciclado? . 100% das medalhas são frutos da reciclagem de lixo eletrônico. O reaproveitamento veio de celulares e computadores, que por sua própria natureza são compostos de ouro, prata e bronze, como por exemplo, nas placas de circuito.

 

Nas olimpíadas de 2021, foram produzidas 5.000 medalhas, e foi necessário uma quantidade enorme desse lixo. Esse sacrifício o Planeta agradece! E tudo isso foi possível com o recolhimento de 78 toneladas de computadores, tablets,monitores e outros aparelhos danificados, com mais de 6 milhões de celulares utilizados.

medalhas da olimpiada 2021

Devemos também considerar que esse volume grande foi necessário, pois a quantidade desses metais encontrados nos aparelhos eletrônicos é bem pequena. Como os metais não são recursos renováveis, algumas empresas estão buscando soluções para diminuir ao máximo a presença dessas substâncias nos produtos.

 

Tá curioso pra saber como foi feita essa distribuição? Veja aqui embaixo:

 

  • Medalhas de ouro: 550 gramas de prata reciclada, coberta por 6 gramas de ouro reciclado;

 

  • Medalhas de prata: 550 gramas de prata reciclada;

 

  • Medalhas de bronze: 250 gramas de bronze vermelho.

 

A coleta dos aparelhos eletrônicos começou entre o mês de abril de 2017 e e março de 2019, totalizando mais de 18.000 pontos de coleta espalhados pelo país, dentre eles, a principal operadora do Japão, NTT DoComo, coletou os aparelhos em todas as suas lojas, e mais 1.621 pontos oferecidos pelas autoridades municipais.

 

Foi possível extrair de todo lixo eletrônico 32 quilos de ouro, 3.500 quilos de prata e 2.200 quilos de bronze, do lixo ao luxo, viu? 

Como foram recicladas as medalhas das Olimpíadas 2021?

O processo para que a mágica aconteça, não é tão simples quanto parece. As placas de circuito são feitas de sílica, como se fosse um gel que absorve a umidade, e demais materiais. 

 

Dessa forma o trabalho é quase artesanal, pois os aparelhos não possuem um padrão, precisam ser desmontados manualmente. Após essa etapa as placas são trituradas, se transformando em pó. Esse pó passa pelo processo de decantação, onde é possível todos os metais serem separados, e derretidos novamente ganhando novos moldes e novas formas de utilização.

Foto : Skitterp Hoto no Pexels

Qual o peso do lixo eletrônico?

Segundo relatório apresentado durante o Fórum Econômico Mundial (WEF), o lixo eletrônico é um dos resíduos que mais cresce. Os dados apresentados neste relatório nos mostram que por ano são gerados cerca de 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico no mundo, dessa quantidade toda, apenas 20% passam pelo processo de reciclagem. 

 

Segundo a UNU – Universidade das Nações Unidas, esse cenário precisa mudar, se não esse volume de resíduos pode triplicar chegando a 120 milhões de toneladas, até 2050.

 

E como você utiliza seus eletrônicos atualmente? De quanto em quanto tempo você troca de celular? E quando troca, o que faz com o antigo? Vale muito a pena a reflexão.

 

Segundo o Analista de Sustentabilidade da GreenEletron  , o lixo eletrônico tem muitos efeitos negativos ao meio ambiente, podendo contaminar além do solo, a água e até mesmo o ar, com a liberação de substância tóxicas ele chega a contaminar os lençóis freáticos, diminuindo também a vida útil dos aterros sanitários.

Como descartar corretamente os eletrônicos?

Calma, ficar em dúvida  sobre o descarte correto de qualquer produto é extremamente normal, principalmente os eletroeletrônicos. Quem nunca reservou uma gaveta para guardar esse tipo de produto que não utilizamos mais? 

 

Você sabia que é possível descartar seus eletrônicos usados ou quebrados nas lojas da Vivo? Existem totens de coleta espalhados nas lojas Vivo, com a campanha #vivosustentável, que recolhe esses produtos, é realizado um processo de triagem, separando os materiais que podem ser reutilizados dos que seguem para a reciclagem.

 

Todos os materiais recolhidos são separados em ferrosos, não ferrosos, baterias e plásticos, e seguem para a reciclagem se transformando em novas matérias-primas, como fomentação da economia circular.

 

Outra forma de encontrar postos de coleta próximo do local onde você mora, é o site Ecycle , clicando no botãozinho onde descartar, você preenche as informações necessárias do material, o cep e seu e-mail e eles te encaminham o posto de coleta adequado para o descarte.

 

Mais uma maneira bem bacana, de ajudar não só ao meio ambiente, mas também os profissionais que cuidam da higienização urbana das nossas cidades, é o aplicativo Cataki, que te liga com o catador ou catadora mais próximo e adequado para o material que deseja descartar.

Conclusão

O descarte é uma das principais ações que refletem nos impactos que geramos ao meio ambiente. Quando descartamos nosso lixo de maneira incorreta, o ecossistema ao qual pertencemos sofre, trazendo consequências para todo Planeta. 

 

Ações como essa, desenvolvida pelo Japão, são para servir de exemplo para o mundo, de como somos capazes de circular nossos produtos já consumidos, e transformar através da reciclagem em novos produtos e novos insumos.

 

E você está acompanhando as olimpíadas 2021? Você imaginou que essas medalhas são fruto de um celular quebrado? 

Conheça o nosso blog e fique por dentro conteúdos exclusivos da Loja Enni.

4 Motivos para escolher o Brechó!

Você sabia que o brechó é uma forma de colocar suas roupinhas pra circular por aí? Separamos 4 motivos para você entender por que vender ou comprar em brechó é uma ação sustentável.

Leia Mais »
cacho de bananas dentro da ecobag

Você precisa de uma Ecobag!

Tem certeza que ainda vale a pena utilizar e aceitar sacolinhas plásticas na hora das suas compras? Veja a importância de utilizar sacolas reutilizáveis de tecido: as ecobags !

Leia Mais »