Loja sustentável O Boticário

Loja sustentável O Boticário

O Boticário inaugurou sua primeira loja sustentável em São Paulo, no dia 19/11. Entenda o conceito deste modelo de loja e quantas ações positivas estão dentro dessa novidade.

Marca que atua a 43 anos no Brasil, O Boticário traz mais uma inovação e demonstra sua responsabilidade socioambiental. Dentro de algumas ações já praticadas pela marca, no dia 19 de novembro de 2020, foi lançado, no Parque Ibirapuera, a primeira loja pop up sustentável, feita de resíduos plásticos, lembrando que ela ficou nesse endereço até o dia 27 de dezembro de 2020.

Loja Sustentável

Conforme já comentamos por aqui , o Brasil é o quarto maior produtor de lixo plástico do mundo, e considerando o cenário atual e o posicionamento da marca, o Boticário construiu sua primeira loja sustentável, através de 3 toneladas de plásticos que foram transformados em blocos , utilizados no piso, parede e teto da loja. 

 

Além dessa iniciativa incrível, a loja também é decorada com produtos feitos através de outras embalagens, que viraram matéria-prima novamente e foram transformadas em novos objetos de decoração.

 

O incentivo à reciclagem está presente em todas as lojas O Boticário, com coletores de embalagens. E um detalhe que vale muito enfatizar, é que podemos descartar todas as nossas embalagens de cosméticos vazias, de qualquer marca , e em qualquer época do ano.

 

A fabricação e o envase são feitos a frios, o que gera uma economia de energia de 70%.

 

Sem contar as demais iniciativas adotadas pela marca para aumentar a ecoeficiência, como o uso de madeira certificada, a iluminação em LED, e com a meta de construir mais 8 novas lojas sustentáveis, e até 2024 ter 100% das instalações obedecendo as premissas globais das construções sustentáveis.

embalagem amassada representando a reciclagem utilizada na loja sustentável
Foto: Stas Knop no pexels

Ações sustentáveis O Boticário

Além da loja sustentável, a marca possui algumas outras ações que merecem e precisam ser conhecidas, veja abaixo:

 

  • Boti Recicla

 

O Boti Recicla é a contribuição da Boticário para o incentivo e engajamento da reciclagem, onde podemos deixar nossas embalagens vazias nos coletores encontrados em todas as lojas, e essas embalagens são retiradas por transportadoras que levam para cooperativas homologadas, iniciando assim o processo de reciclagem.

 

  • Plástico Verde 

 

São embalagens produzidas de cana de açúcar, o que diminui a emissão de gases estufas, normalmente liberados na produção convencional de plástico a partir do petróleo. 



  • Refil

 

O refil possibilita a utilização de menos plástico na nossa rotina, pois reutilizamos uma embalagem que naturalmente seria descartada.



  • Produtos Veganos 

 

O Boticário fornece também mais de 500 produtos veganos.

 

  • Cruelty Free 

 

O Boticário possui duas certificações de proteção aos animais, e é a primeira empresa brasileira a utilizar pele 3D , que são feitas a partir de tecidos descartados de cirurgias plásticas, para testes de hidratantes e maquiagens, e outros métodos alternativos que descartam os testes em animais.

O que pensamos sobre isso?

Nós apoiamos iniciativas sustentáveis e formas conscientes de transformar o mundo para melhor. Ter a primeira loja sustentável a partir da reciclagem de plásticos, um dos materiais que mais são utilizados e descartados no mundo, é algo extremamente importante, e admirável.

 

Algo que valorizamos muito é a transparência das informações, e vamos deixar aqui, inclusive o site onde levantamos todos os dados, dessas ações incríveis que te ajudam também a consumir de maneira consciente: https://www.boticario.com.br/sustentabilidade/

 

Busquem sempre por marcas inspiradoras como O Boticário, que trazem soluções em meio a tantos impactos que todos nós já geramos ao planeta. Que incluem a sua ação no processo de transformação, e incentivam a reciclagem e o consumo consciente sem interferir na sua rotina.

 

Se você conseguiu visitar a loja pop up sustentável o Boticário, nos conte sua experiência.

 

E o que você achou dessa iniciativa? 

Conheça o nosso blog e fique por dentro conteúdos exclusivos da Loja Enni.

4 Motivos para escolher o Brechó!

Você sabia que o brechó é uma forma de colocar suas roupinhas pra circular por aí? Separamos 4 motivos para você entender por que vender ou comprar em brechó é uma ação sustentável.

Leia Mais »
cacho de bananas dentro da ecobag

Você precisa de uma Ecobag!

Tem certeza que ainda vale a pena utilizar e aceitar sacolinhas plásticas na hora das suas compras? Veja a importância de utilizar sacolas reutilizáveis de tecido: as ecobags !

Leia Mais »