4 maneiras conscientes de presentear

Maneiras conscientes de presentear

Encontrar maneiras conscientes de presentear não nos impede de participarmos de momentos especiais das pessoas que estão à nossa volta.

Quando entendemos que consumir de forma sustentável é tão benéfico para nós quanto para o planeta, compreendemos que transmitir esse conhecimento as pessoas a nossa volta também é contribuir, de maneira positiva com o meio ambiente. Por isso decidimos sugerir algumas maneiras conscientes de presentear.

 

Já citamos por aqui alguns produtos para inserirmos na nossa rotina que diminua os impactos gerados ao meio ambiente, como a netbag, o infusor de chá, a escova de bambu, o filtro de café de aço inox, entre outros. Esses itens também podem entrar na sua lista de presentes, sabia?

A netbag além de ser um item consciente, também é um acessório de moda que pode ser incluído em diversos momentos da vida da sua amiga.   O infusor de chá, pode ser dado com um livro para incentivar seu amigo secreto na leitura e no momento de relaxar. O filtro de café de aço inox, contribui para o momento matinal do cafezinho dos seus pais. escova de dente de bambu, pode ser um presente para seu sobrinho que está aprendendo agora, como esse item de higiene funciona. 

 

Essas são algumas maneiras conscientes de presentear com os itens que você já conhece através do nosso blog. O consumo consciente pode ser semeado dessa forma também, quando além de darmos nossos primeiros passos, estamos incentivando e ensinando as pessoas a nossa volta a fazerem o mesmo.

Quais são os itens mais consumidos pelos brasileiros nas compras de final de ano?

Em pesquisa realizada pelo Mercado livre, referente ao ano de 2019 e publicada no site 6 minutos, apresenta como os campeões da lista de presentes desse período as roupas e os calçados.

 

A lista de prioridade de consumo apresentada manteve a sequência abaixo:

 

  1. Roupas e Calçados
  2. Brinquedos
  3. Celulares
  4. Alimentos e Bebidas
  5. Eletrodomésticos
  6. Produtos de Beleza
  7. Cestas de Natal
  8. Computador ou Notebook
  9. Bicicleta

No mundo em que vivemos hoje, e pelas nossas necessidades atuais não existe uma maneira de fugir do consumo, porém existe uma forma de consumirmos conscientemente esses produtos. 

 

Como falamos a pouco, não precisamos deixar de presentear uma pessoa querida, de participar de um amigo secreto, nem de dar aqueles presentes de Natal com gostinho de amor para nossa família. Consumir de forma consciente não significa abrir mão desses momentos tão especiais da nossa vida.

 

Por isso, separamos algumas opções que você pode substituir os presentes convencionais por presentes mais conscientes, e aproveitar para incentivar essa maneira de consumo a sua volta.

4 maneiras conscientes de presentear

Veja agora 4 maneiras conscientes de presentear amplificando o conceito do consumo consciente e ajudando outras pessoas a conhecerem novos produtos, e agregá-los a rotina.

1. Roupas e Calçados

O item número um da nossa lista, infelizmente faz parte da segunda maior indústria que mais polui no mundo: A indústria da moda.

 

O que podemos fazer para amenizar os impactos dessa indústria que tanto consumimos ao longo da nossa vida?

 

Vamos dar algumas dicas de produtos sustentáveis que ao consumirmos, conseguimos contribuir de maneira consciente com o planeta.

Abaixo listamos algumas opções conscientes para presentearmos:

 

  • Roupas 

Hoje, temos algumas opções no mercado de magazines que nos oferecem certificados ecológicos, com matérias-primas sustentáveis com peças atemporais, versáteis que podemos encaixá-las no conceito do slow fashion, com tecidos certificados e ecológicos, e até mesmo do upcycling.

  • Calçados

 

Dentro da linha de calçados, indicamos a vocês uma marca fantástica, a Insecta Shoes, o solado dos seus calçados são reciclados, a palmilha feita de sobras de tecido da própria produção, e os calçados são confeccionados com roupas de brechó, garrafa PET reciclada, algodão reciclado ou tecidos de reuso. 

A Insecta Shoes oferece diversos modelos com uma grande responsabilidade, e mostram relatórios anuais dos impactos ambientais. 

 

2. Cafeteira Moka 

 

Além do infusor de aço inox para o momento do cafezinho, uma maneira não muito inovadora, mais super tradicional, que vem de encontro com o conceito do consumo consciente é a Cafeteira Moka.

 

Ela também não utiliza o coador de papel, nem o de pano para fazer o café fresco. Ela possui algumas diferenças na forma de executar, mais continua sendo um processo prático, com três compartimentos, a água por último, o café com a moagem mais grossa, que vai ser filtrado conforme a água ferve em fogo baixo, trazendo seu café para superfície. 

 

A cafeteira é uma excelente opção para presentear junto com um café orgânico, de empresas que utilizam essa prática sustentável também.

3. Kits de beleza

 

Os nossos cuidados diários com a higiene básica e os cosméticos em geral também possuem um grande impacto ao meio ambiente. Hoje indicamos a vocês a marca Love beauty And planet, que possui uma linha de produtos veganos e que tem como conceito transbordar esse amor próprio também para o planeta.

 

Conheça também a opção de shampoos sólidos da Expresso Mata Atlântica

 

E quem não gosta de se cuidar?

 

Ainda mais, se sabemos que o produto que estamos escolhendo faz parte de um propósito tão bacana quanto este.

4. Livros

Não tem como não citarmos livros nas opções de presentear, pois, nós acreditamos muito no conhecimento como forma de crescimento, de mudança e de transformação. Portanto, ler nos liberta, e incentivar a leitura é proporcionar essa liberdade de conhecimentos as pessoas que amamos. Sendo assim, presenteie com livros.

 

Você deve estar se questionando sobre os impactos de um livro físico ao meio ambiente, já que hoje temos a opção dos livros eletrônicos, e ao criarmos esse conteúdo também ficamos com essa dúvida.

 

Porém, foi realizado uma pesquisa, publicada pela Super Interessante, onde foram apresentados alguns dados de pesquisas realizados pela Green Press Initiative, lembrando que foram considerados hábitos norte americanos, porém tudo depende da sua frequência de leitura. 

 

Considerando que você leia até 30 livros em um ano, consumir o livro de papel, gera menor impacto ao meio ambiente do que de maneira digital. Agora se você lê de 60 até 90 livros, a melhor opção é que seja digital, pois os gatos para a produção dos kindles são maiores que a produção de um livro.

 

Lembrando que consumir de maneira consciente significa pensar em todo processo e ciclo de vida do produto, a utilização do kindle e leitores de livros digitais inclui um consumo quase que diário de energia, e seu descarte afeta mais o meio ambiente do que o livro convencional, que não só podemos, como devemos sempre passá-lo adiante, para propagar conhecimento e manter nossa prática consciente.

Conclusão

Consumir de maneira consciente não significa abrir mão de conforto, praticidade, nem de tecnologia e muito menos de presentear as pessoas que amamos. O conhecimento após adquirido, precisa ser passado adiante, portanto aproveite as datas comemorativas também para incentivar e mostrar como é possível e acessível a todos aderirem à prática do consumo consciente.

 

Aqui, citamos algumas maneiras conscientes de  presentear cuidando também do nosso planeta, se você tem outras ideias, sugestões ou aderiu alguma das nossas dicas, compartilhe também com a gente a sua prática de consumo consciente no momento de presentear.

Conheça o nosso blog e fique por dentro conteúdos exclusivos da Loja Enni.

4 Motivos para escolher o Brechó!

Você sabia que o brechó é uma forma de colocar suas roupinhas pra circular por aí? Separamos 4 motivos para você entender por que vender ou comprar em brechó é uma ação sustentável.

Leia Mais »
cacho de bananas dentro da ecobag

Você precisa de uma Ecobag!

Tem certeza que ainda vale a pena utilizar e aceitar sacolinhas plásticas na hora das suas compras? Veja a importância de utilizar sacolas reutilizáveis de tecido: as ecobags !

Leia Mais »