4 itens para deixar sua cozinha mais sustentável

cozinha com itens sustentáveis
Conheça 4 itens de menor impacto ambiental e comece a transformar a sua cozinha em um cantinho mais sustentável.

É possível deixar sua cozinha sustentável, sabia? Separamos algumas dicas e produtos com menor impacto ambiental para você incluir na sua rotina e ainda ajudar o meio ambiente.

Tá cheio de plástico aí na sua cozinha ? Pode ser sincero com a gente, é natural que esteja, afinal consumimos plástico há muito tempo, sendo um dos produtos mais acessíveis para nossa casa, tanto em questão de preço quanto de alcance de compra.

 

E como diriam os mais sábios, nada nessa vida é impossível, rs e podemos dar um passo de cada vez. Que tal escolher um cômodo para analisar a quantidade de resíduo que é gerado e de que maneira você pode diminuir os impactos ambientais utilizando produtos mais sustentáveis? 

 

Hoje escolhemos te ajudar um pouquinho com a cozinha, separamos algumas dicas, e 4 itens com menor impacto ambiental pra você conhecer por aqui.

alimentos em saco de algodao
Foto: Sarah Chai no Pexels

Como deixar minha cozinha mais sustentável?

A sustentabilidade vai muito além de comprar produtos sustentáveis, faz parte de ter uma visão ampla do funcionamento da sociedade e fazer com que a nossa vivência se torne sustentável. Podemos dizer que a sustentabilidade engloba ações não só individuais como coletivas, pensando no meio ambiente e no bem-estar de todos, a partir do que chamamos de desenvolvimento sustentável.

 

Dessa forma tornar sua cozinha sustentável não se encaixa somente na compra dos produtos que você utiliza por aí. Faz parte de um ciclo, que inclusive já citamos por aqui, e que precisa ser muito bem pensado: comprar > consumir > descartar.

 

Essa é a maneira que devemos analisar nosso ambiente, e nesse caso nossa cozinha, iniciando o nosso auto questionamento. Afinal, dentro disso que conseguimos as respostas necessárias para transformar de maneira consciente o nosso mundo, além do nosso lar doce lar. 

 

Mas, e aí? Como deixar minha cozinha mais sustentável? 

Compra dos alimentos 

Primeiro passo, antes de comprar pense na necessidade, principalmente com produtos perecíveis, pense nas quantidade que você vai realmente consumir e no período de uso. 

 

Afinal, atualmente no Brasil são 19 milhões de pessoas que passam fome, transformando em dever a conscientização na hora de comprar os alimentos que consumimos sem exageros, que levam ao desperdício.

 

Valorize os alimentos frescos, e o que você puder consumir menos industrializado, melhor. Sabe aquele hortifruti perto da sua casa, ou aquela hortinha de rua, priorize esses locais, pois dessa maneira fomentamos a economia local.

 

Outra dica rápida: COMPRAS Á GRANEL, temos mais assertividade nas quantidades consumidas, maior qualidade nos alimentos, e muito menos desperdício.

Consumo dos alimentos 

E passando pelo desperdício, é importante saber o que você consome de todos os alimentos que você compra? As verduras, os legumes, as frutas…o que você joga fora disso tudo? 

 

Vale muito a pena pensarmos na maneira de reaproveitar tudo isso que normalmente vira lixo orgânico. A decomposição desse lixinho aí, gera impactos negativos ao nosso planeta.

 

Talos, folhas, sementes, cascas podem ainda servir de alimento com diversas aplicações, como sopa, caldos, aperitivos, até chás.

Separe corretamente seus resíduos

Dentro da nossa cozinha temos os dois tipos de resíduos: o sólido e os orgânicos. É muito importante que eles sejam separados corretamente, os orgânicos têm um destino diferente dos sólidos, pois eles não são recicláveis, eles podem ser levados para o processo de compostagem.

 

Enquanto os sólidos são separados de acordo com seu material e seguem com seu processo específico de reaproveitamento. 

Economize água

Costumamos utilizar bastante água no preparo das refeições, e após, para limpar toda aquela bagunça  da louça, rs. Evite o desperdício, ensaboando a maior quantidade de louça, para que você abra menos vezes a torneira. Não lave suas verduras e legumes em água corrente, opte por deixar de molho em uma bacia e depois enxague.

Evite embalagens 

Você deve estar se questionando: mas, como evitar embalagens? E nós te ajudaremos com isso, rs. Todas as vezes que for possível evitar o uso de embalagens plásticas, como por exemplo compras na feira, no supermercado opte pelas ecobags, netbag e saquinho de algodão que também podem ser utilizados nas suas compras à granel, como citamos acima.

 

Agora, o que não tem jeito, rs vamos escolher as embalagens de menor impacto? Ao invés de optarmos pelos plásticos, vamos escolher os vidros, ou se atentar às informações escritas nos rótulos que mostram se aquele produto pode ser reciclado, do que ele é feito e às vezes pode ser até um material biodegradável. Que tal? 

4 itens para uma cozinha mais sustentável

A escolha dos itens que utilizamos também é importante pois determina a qualidade dos alimentos quando preparados ou armazenados, e também a quantidade de descarte presente na nossa cozinha. 

 

Aqui separamos 4 itens que podem fazer parte da nossa rotina, com um ciclo de vida longo, de menor impacto ambiental e que mantém a qualidade dos seus alimentos.

kit de utensilios domesticos para cozinha sustentável

Prático e resistente, talheres para preparação das refeições é um item indispensável dentro da cozinha. 

 

Antigamente era muito utilizado os de madeira, passando para os de inox, até chegarmos ao uso dos itens de silicone, que não danificam as panelas.

 

Mas eles podem também ser feitos de bambu, sabia? Possuem propriedades naturais que evitam a proliferação de bactérias e fungos, e não liberam substâncias tóxicas, principalmente no momento de calor, na sua comida.

pote de vidro hermético

Normalmente utilizamos na nossa cozinha potes de plástico, sendo resistentes ou mais fraquinhos, de uso único ou descartável os plásticos são presenças fortes na nossa rotina.

 

O plástico possui uma estrutura versátil, capaz de se mesclar com outras substâncias que trazem diferentes aspectos a ele (clica aqui para saber mais) , e isso pode proporcionar a liberação de substâncias tóxicas principalmente quando aquecidos, enquanto o vidro mantém a qualidade dos seus alimentos e a proteção.

bowl de bambu para uma cozinha sustentável

O bowl de bambu traz leveza e sofisticação para seus momentos em família. Como dica temos o inox e a cerâmica, que também são de menor impacto ao meio ambiente, mas aqui entre nós, não são tão lindos quanto o de bambu,rs.

 

Para saladas, petiscos, pipocas e afins, versátil como tudo deveria ser, e um detalhe muito importante: ele é 100% biodegradável (isso te explicamos logo logo, aqui embaixo)

bandeja oval de bambu

É de produtos multifuncionais que a gente adora! E com a bandeja oval de bambu não seria diferente. Sabe aquele produto que funciona igual uma camiseta branca, ou até uma calça jeans, uma peça coringa? Podemos ousar dizer que a bandeja é exatamente isso.

 

Ela pode ser sua petisqueira, seu aparador, ser utilizada no banheiro para colocar toalhas, no quarto no seu momento meditação e qualquer outro lugar que você puder encaixar. 

Por que escolher esses produtos ?

A principal característica dos produtos que indicamos acima é o baixo impacto ambiental. Todos os itens feitos de bambu possuem características relevantes ao meio ambiente, como por exemplo, a forma que se decompõe. 

 

Produtos feitos 100% de bambu são biodegradáveis, e se decompõem em 30 anos quando plantados em terra, sem eliminar substâncias químicas ao meio ambiente.

 

Além do tempo de vida útil ser mais longo, em contato com o calor ou os alimentos, não liberam substâncias tóxicas mantendo os nossos alimentos mais saudáveis.

Conclusão

A cozinha pode ser um lugar mais sustentável, sem precisar incluir novos produtos. Como citamos acima é possível planejar melhor nossas compras, diminuir os desperdícios, separar corretamente nossos resíduos, economizar no consumo da água, são pequenos hábitos simples que ajudam o meio ambiente.

 

Mas, se você for precisar de novos utensílios domésticos, escolha por produtos de menor impacto, pensando no seu ciclo completo de uso, e lembrando sempre de descartar somente quando for necessário e no local correto. Mas antes disso, opte pela doação ou reutilização.

 

Já conhece a nossa loja? Clique aqui e conheça mais produtos de baixo impacto para inserir na sua rotina.

Conheça o nosso blog e fique por dentro conteúdos exclusivos da Loja Enni.

4 Motivos para escolher o Brechó!

Você sabia que o brechó é uma forma de colocar suas roupinhas pra circular por aí? Separamos 4 motivos para você entender por que vender ou comprar em brechó é uma ação sustentável.

Leia Mais »
cacho de bananas dentro da ecobag

Você precisa de uma Ecobag!

Tem certeza que ainda vale a pena utilizar e aceitar sacolinhas plásticas na hora das suas compras? Veja a importância de utilizar sacolas reutilizáveis de tecido: as ecobags !

Leia Mais »