Dicas Home Office: 4 maneiras conscientes de trabalhar em casa

imagem home office

A pandemia nos trouxe um novo cenário em todos os lugares, e para algumas pessoas um pedacinho do trabalho vou parar dentro de casa. Veja 4 dicas conscientes neste período de Home Office.

Grande parte das pessoas lá em março de 2020, teve que juntar suas coisas do trabalho, e levar uma parte do escritório para dentro de casa, misturando uma parte do nosso lar doce lar com nosso universo profissional, vivenciando o famoso Home Office. Ninguém esperava que essa mudança duraria tanto tempo. Você também pensou que seriam apenas 15 dias? 

 

46% das empresas adotaram o home office nesta pandemia, sendo serviços que poderiam ser realizados em casa, e empresas que tinham a opção de garantir o menor risco dos seus funcionários dessa maneira. Dentre muitas mudanças da quarentena, o que era um custo e problemas da empresa, passou a ser nosso. O consumo de energia elétrica, de água, passamos a nos alimentar em casa, e consequentemente o número de resíduos também aumentou.

 

A ABRELPE ( Associação Brasileira de Limpeza Pública e Resíduos Especiais ) considerou um aumento de lixo residencial de 15% a 25%, como consequência da quarentena e do isolamento social. 

 

E o que aumentou aí na sua casa nesse período em Home Office?  

4 dicas conscientes para o Home Office

Se você também está em casa trabalhando, seja todo dia, ou de vez em quando, é perceptível algumas mudanças no nosso consumo, alguns aumentos em contas, e principalmente os resíduos. Veja abaixo algumas dicas para deixar seu home office mais consciente:

1 - Deixe para trás os descartáveis

dica numero 1 consciente para o home office
Foto: Karolina Grabowska no Pexels

Nesta pandemia o delivery somente de comidas teve um aumento de 47% no consumo, e consequentemente no descarte dessas embalagens. Se você transformou pedir comida em uma necessidade, como muita gente nessa pandemia, conheça as campanhas #delivredeplástico e #querocomidasemplástico, lançada pelo Ifood e conheça os restaurantes que são adeptos das embalagens biodegradáveis. Leia mais sobre esse assunto aqui.

 

Troque sua garrafa plástica por uma de vidro, ou de inox, isso faz com que você consuma a água mais limpa, e diminua também o descarte de plástico.

2 - Use com sabedoria a água e a energia elétrica

segunda dica consciente para o home office
Foto: Burst no Pexels

Trabalhando em casa passamos a utilizar mais energia elétrica e a consumir mais água, portanto é imprescindível sabedoria durante a nossa rotina. Se possível aproveite a luz do sol na parte da manhã, não esqueça luzes acesas, nem a televisão ligada ao fundo, deixe também o menor tempo possível a torneira aberta quando for utilizar. 

 

Veja outras dicas, e saiba mais também sobre a crise hídrica clicando bem aqui.

3 Abrace a tecnologia

Foto: Karolina Grabowska no Pexels

A tecnologia trouxe diversos benefícios para nossa vida, além da praticidade, agilidade, podemos evitar também o uso de papel, como antigamente. Atualmente pagamos contas digitalmente, temos acessos a documentos, exames via computador ou até mesmo celular. O que for possível manter no universo digital diminui a quantidade de resíduos que geramos, inclusive a longo prazo.

4 Reduza, reutilize e recicle

quarta dica consciente para home office
Foto : Anete Lusina no Pexels

Uma dica que vai além do home office, vamos analisar o que aumentamos o consumo nessa pandemia, e pensar de que maneira podemos reduzir isso. Antes de descartar, pense de que maneira você pode reutilizar aquele produto, e sempre escolha a reciclagem, tanto para reuso, quanto na hora do descarte. Lembrando que algumas vezes aquilo que não se faz mais necessário pra gente, pode ser muito útil para alguém. Doar também é um ato consciente.

Conclusão

O consumo consciente é uma prática diária e que se faz presente em todos os momentos. Portanto no Home Office não seria diferente, com a pandemia a quarentena e o isolamento social trouxe novas práticas e hábitos que mudaram bastante nossas vidas em alguns aspectos.

 

Com o trabalho indo pra dentro da nossa casa, muitas coisas mudaram também. Para quem foi possível adaptou um espaço só pra isso, os consumos que tínhamos dentro de um prédio comercial, uma fábrica ou um escritório mudou de endereço e acabou indo morar junto com a gente e com tudo isso passamos a gerar mais e mais resíduos, sejam recicláveis ou não.

 

Boas práticas, como evitar o uso do plástico, separar corretamente os resíduos, usar nossos recursos com sabedoria, entre tantas outras coisas ajudam até mesmo para nossa economia. As dicas acima são alguns pontos que podemos ter um pouco mais de atenção.

 

Gostou das dicas? Conta pra gente quais delas você já adotou, e quais outras você já pratica no seu Home Office.

Conheça o nosso blog e fique por dentro conteúdos exclusivos da Loja Enni.

4 Motivos para escolher o Brechó!

Você sabia que o brechó é uma forma de colocar suas roupinhas pra circular por aí? Separamos 4 motivos para você entender por que vender ou comprar em brechó é uma ação sustentável.

Leia Mais »
cacho de bananas dentro da ecobag

Você precisa de uma Ecobag!

Tem certeza que ainda vale a pena utilizar e aceitar sacolinhas plásticas na hora das suas compras? Veja a importância de utilizar sacolas reutilizáveis de tecido: as ecobags !

Leia Mais »